
A sede da Adusb no campus de Jequié receberá a próxima reunião do Fórum das Associações Docentes (ADs) das universidades estaduais da Bahia. O encontro está marcado para o dia 20 de outubro e contará com representantes das quatro associações para avaliar a conjuntura, traçar os próximos passos da mobilização em defesa da carreira e dos direitos trabalhistas do movimento docente.
Na pauta central do debate está um conjunto de reivindicações históricas da categoria, tais como o restabelecimento do pagamento do Adicional de Insalubridade, o fim da lista tríplice, a defesa das condições de trabalho e da infraestrutura das universidades, garantia de financiamento público para o ensino, a pesquisa e a extensão.
Essas pautas se tornam ainda mais urgentes diante da ameaça de uma nova e mais agressiva Reforma Administrativa, que visa precarizar os vínculos de trabalho e retirar direitos, representando um grave retrocesso para todas/os as/os servidoras/es e para a sociedade.
O Fórum das ADs tem sido fundamental para a unificação e fortalecimento da luta docente no estado. A realização da reunião em Jequié reforça o caráter descentralizado e democrático do movimento, buscando ampliar o diálogo com os professores em variados espaços. O encontro definirá os próximos passos da mobilização em defesa da educação pública, da autonomia universitária e da valorização profissional.