Estudantes da Uesb campus Vitória da Conquista aprovam estado de greve

A assembleia dos estudantes da Uesb, campus Vitória da Conquista, realizada nessa quarta-feira (3), decidiu pela aprovação do estado de greve da categoria. Discentes lutam por recursos para a permanência estudantil, contra o contingenciamento orçamentário e fazem críticas ao programa “Mais Futuro”. Os estudantes também decidiram pelo apoio à greve docente, que terá deflagração na Uesb discutida na quinta-feira (4).

A representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Naila Araújo, apontou que a principal pauta que levou a categoria a aprovar o estado de greve é a permanência estudantil, “mas foi entendido que tudo isso perpassa pelo orçamento universitário, que vem sendo cada vez mais contingenciado e que não está suprindo as necessidades dos estudantes. A primeira coisa a ser estrangulada é a permanência estudantil, então é momento dos estudantes se mobilizarem”.

Os estudantes defenderam que reivindicações presentes na pauta do Movimento Docente possuem impacto na vida dos discentes, como a retirada do artigo 22 do Estatuto do Magistério Superior, que amplia a carga horária mínima em sala de aula para docentes do regime dedicação exclusiva, mesmo que atuem na pesquisa e extensão. “Se o professor não tem mais tempo para pesquisa e extensão, isso recai no tripé indissociável do ensino, pesquisa e extensão, que o estudante não poderá mais vivenciar”, ressaltou Naila. Além disso, “o orçamento universitário não é questão só dos professores. Os estudantes também sofrem com isso e entendemos que a luta não pode ser feita de forma isolada por categorias e sim de todo mundo em conjunto para somar forças para conquistar coisas”, finalizou a representante do DCE.