Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública avança na construção do Pré-ENE na Bahia
Reunião Comitê Estadual em Defesa da Educação pública 22.02.19. Foto: Adufs.

A comissão organizadora da etapa preparatória baiana do Encontro Nacional da Educação (III ENE) reuniu-se na sede da Adufs no último sábado (22) com o objetivo de avançar em questões organizativas do evento. Na oportunidade, foram definidas questões relativas à programação, alojamento e espaço infantil. O pré-ENE é organizado pelo Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública, composto pelas Associações Docentes, movimento estudantil e social.
Os participantes discutiram a programação da fase baiana, definida para os dias 30 e 31 de março, na Uefs. A conferência de abertura será no primeiro dia do encontro, às 9h, com o tema “Somente a Luta Muda a Vida: por um projeto classista e democrático de educação” sob a condução do professor Eurelino Coelho (Uefs).
A programação ainda inclui grupos de trabalho, vinculados aos eixos nacionais, e mesas temáticas que ocorrerão no domingo. As mesas acontecerão concomitantemente, a partir das 9h, com os seguintes temas: “Financiamento da educação: os limites das políticas públicas”, que será conduzida pelo professor Marcos Tavares (Uesb), Jhonatas Monteiro (professor da rede básica) e o estudante da Uefs Bernardo Rosa. E “Projetos antagônicos de sociedade: educação, espaços de liberdades, autonomia e democracia” composta pela professora da Uece e tesoureira do Andes-SN ao lado de Naila Araújo, estudante da Uesb, e Helenise Barata, professora da Uefs.
Sobre questões estruturais, foi definido que para o alojamento será disponibilizado um amplo local para colocação de barracas e salas para colchões/colchonetes. Os interessados devem levar sua barraca, colchonete e roupa de cama para instalação. A Comissão Organizadora também garantirá espaços de convivência infantil em todas as suas atividades para que a responsabilidade com os filhos não seja impeditivo para a participação. Interessados devem solicitar previamente ambas as questões através do formulário de inscrição.

Não ao desperdício de copos descartáveis
Com o objetivo de estimular o uso consciente de descartáveis, a comissão organizadora do encontro definiu que não serão disponibilizados copos descartáveis no evento. O objetivo da decisão é de fazer uma campanha sobre o uso responsável do meio ambiente. No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo (mais de 25 mil toneladas) é composto por embalagens descartáveis, utilizadas uma única vez. Dessa forma, a orientação é que os participantes levem seus próprios copos para o consumo de líquidos.
A inscrição para a etapa preparatória ao III ENE é gratuita e está aberta até o dia 20 de março, via formulário (acesse o formulário de inscrições aqui).  As discussões da fase estadual serão encaminhadas ao III ENE, marcado para acontecer de 12 a 14 de abril, na Universidade de Brasília (UNB), na capital federal. O tema é “Por um Projeto Classista e Democrático de Educação”.  

Faça sua inscrição na delegação da Adusb.

Fonte: Fórum das ADs