Adusb constrói mobilização contra a Reforma da Previdência
Panfletagem em salas de aula - Uesb de Jequié

Na última quarta-feira (20), a Comissão de Mobilização da Adusb realizou panfletagem contra a Reforma da Previdência no campus de Jequié. Representantes docentes também foram enviados para participarem das atividades nacionais chamadas pelas centrais sindicais em São Paulo. A proposta de reforma do governo Bolsonaro (PSL) é o mais duro ataque à aposentadoria das brasileiras e dos brasileiros.

Professores da Comissão de Mobilização visitaram os pavilhões Manuel Sarmento e Josélia Navarro do campus da Uesb de Jequié, para distribuição de material informativo e alertando sobre os perigos da aprovação da Reforma da Previdência.

Segundo o vice-presidente regional da Adusb, Jorge Costa do Nascimento, participante da passagem em salas de aula, “os estudantes concordaram com a posição da Adusb em esclarecer o que está acontecendo”. E declara, “houve boa receptividade tanto por parte do corpo discente como do corpo docente”.

   

                                       Passagem em salas de aula da Uesb em Jequié

Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora

Em São Paulo aconteceu a Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, atividade de mobilização.  Cerca de 10 mil manifestantes marcaram o dia como mais um passo de luta contra a Reforma da Previdência.

        Ato na Praça da Sé - São Paulo

Presente no evento como representante da Adusb, a professora de História, Márcia Lemos, destacou a necessidade “de que as entidades, organizações políticas, movimentos sociais e a juventude discutam a reforma [da previdência] e seus efeitos de forma qualificada e acessível em seus lugares de trabalho e moradia”. A professora avalia que o enfrentamento somente será efetivo se as pessoas compreenderem de fato os prejuízos causados às suas vidas pelas medidas propostas pelo governo Bolsonaro.

   

                Representantes da Adusb na Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora

Márcia defende a realização da Assembleia no sentido de “elevar o patamar da nossa luta a construção de uma alternativa real, socialista e que priorize a vida das pessoas e não a reprodução do capital”.  Assim, “além de pautar a Reforma da Previdência, a Assembleia soma para a reorganização da classe trabalhadora no Brasil”, finaliza.

Veja o informativo da CSP-Conlutas sobre os perigos da Reforma da Previdência.

Lançamento do Fórum por Direitos e Liberdades

Na noite da terça-feira (19), houve o lançamento do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por direitos e liberdades democráticas. O evento contou com a participação de mais de 50 entidades.

O Fórum objetiva a “construção de uma ampla unidade para lutar contra os ataques à classe trabalhadora”. A defesa da Previdência Pública e universal e a luta contra reforma da Previdência  fazem parte desta bandeira de lutas.