Delegação da Adusb participa do 38º Congresso do Andes – SN em Belém do Pará
Foto: Maycon Nunes - ANDES -SN

Reunidos na última segunda-feira, dia 28, mais de 600 docentes de todo o país deram início às atividades do 38º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES – SN). O evento acontece até o próximo dia 2 de fevereiro no campus da Universidade Federal do Pará em Belém.

Na cerimônia de abertura foi aprovado sem nenhum voto contrário e com algumas abstenções o texto norteador da centralidade da luta e das ações do Sindicato Nacional durante o ano de 2019.

Maior mobilização da base, unidade para combater a contrarreforma da previdência, as privatizações e revogação da EC 95. A defesa dos direitos fundamentais dos (as) trabalhadores e trabalhadoras; os serviços e os (as) servidores (as) públicos (as), bem como o financiamento público para Educação, Pesquisa e Saúde Públicas foram os pontos escolhidos para construção de uma Frente Nacional Unitária de luta pela classe trabalhadora.

A delegação da Adusb participa do evento. Em sua intervenção na plenária do Tema I, Centralidade da Luta, Iracema Lima, vice-presidente da associação, destacou a importância das universidades públicas baianas na promoção de interiorização do ensino superior público no estado.

Iracema denunciou os ataques do governo Rui Costa. Destacou os ataques do governo Rui Costa ao funcionalismo público, o desrespeito ao Estatuto do Magistério Superior, o maior arrocho salarial dos últimos vinte anos e o aumento da contribuição previdenciária sofridos, que representa uma redução no salário do funcionalismo público.

Diante da negativa do governo estadual baiano em respeitar os direitos e abrir as negociações com a categoria, a vice-presidente da Adusb afirma, “ o que resta é construir a greve geral para de fato ampliar a resistência e fazer o enfrentamento junto ao governo (...) que tem atacado os servidores das universidades estaduais baianas”.