Etapa baiana do Encontro Nacional de Educação começa no dia 8 de dezembro

O atual quadro da educação brasileira é preocupante. A Reforma do Ensino Médio, a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Escola Sem Partido e outros projetos formam um pacote de medidas que diminuem os direitos dos estudantes, precariza o ensino público e reforça a desvalorização dos profissionais da educação.  Neste cenário é necessário debater os ataques, inclusive seus impactos locais e formular ações de enfrentamento. É com esse objetivo que será realizada a etapa baiana do Encontro Nacional de Educação (ENE). O evento será sediado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) de 8 a 9 de dezembro.

Em assembleia, foi definido a participação de 4 (quatro) professores(as) por campus. As inscrições serão realizadas na secretaria da Adusb de cada campus. Os (as) professores(as) serão atendidos por ordem de chegada (4 por campus) e a partir da quinta inscrição o(a) professor(a) entrará na lista de espera.

Para os(as) professores que forem (4 por campus) a ADUSB irá custear passagens em ônibus leito, ida e volta, para Feira de Santana, dois dias de hotel (em Feira de Santana) e duas diárias. Caso o(a) professor(a) queira ir de carro próprio, a ADUSB reembolsará o combustível mediante apresentação de nota fiscal. O valor máximo deve ser correspondente ao valor das passagens de ônibus.

O transporte do hotel para o evento será custeado pela ADUSB também, em táxi/van compartilhado(a) a ser providenciado oportunamente.

A etapa estadual, que terá como tema “Por um projeto classista e democrático de educação”, contará com a participação de docentes, representantes de entidades, coletivos, movimentos sociais, diretórios centrais de estudantes e sociedade civil. Soraya Adorno, representante do Comitê Local em Defesa da Educação Pública, ressalta que “a defesa da educação pública não é um trabalho somente dos sindicatos de professores, e sim um compromisso de todos”.

Soraya afirma que diante “da necessidade do cuidado e da preservação da escola pública”, o evento estadual se constitui espaço importante de identificação das necessidades do ensino público para a construção de um projeto de educação democrático nacional. O ENE acontecerá em abril de 2019 na cidade Brasília.