Pré-ENE: acesso, permanência e financiamento da educação pública
Professor debate financiamento da educação

Ocorreu nesta quarta-feira (31), na sede da Adusb, em Vitória da Conquista, o primeiro dia do preparatório local para a etapa estadual do Encontro Nacional de Educação. A partir das discussões levantadas pelo professor Marcos Tavares (Adusb) e do Fausto Matos (DCE), os participantes refletiram e apresentaram propostas sobre acesso, permanência e financiamento da educação pública. Os encaminhamentos aprovados serão enviados à etapa estadual de preparação para o Encontro Nacional de Educação.

Saiba mais sobre o Encontro Nacional de Educação.

Durante a discussão do tema “Universalização do ensino, acesso e permanência”, o representante do DCE, Fausto Matos, abordou o “processo burocrático e exclusivista”, que dificulta o acesso da classe trabalhadora ao ensino superior. O estudante apontou problemas nas atuais políticas de permanência estudantil, como o Programa Estadual de Assistência Estudantil Mais Futuro, que equivocadamente buscam substituir as necessidades fundamentais dos estudantes universitários (moradia, restaurantes universitários, creches, etc) por bolsas, de acesso excludente e valor insuficiente.

Marcos Tavares, diretor da Adusb, discorreu sobre financiamento da educação e caracterizou a Emenda Constitucional 95, que atrela a variação dos gastos públicos em educação e saúde à variação inflacionária, como uma “disputa do capital pela arrecadação do governo federal”.

Para Marcos, a atual conjuntura em que o governo prioriza o pagamento da dívida pública e o investimento de recursos públicos no setor privado de ensino, requer a intensificação da luta por um plano nacional de educação de viés classista, gratuito, de qualidade, socialmente referenciado, mantido com recursos públicos voltados exclusivamente para educação pública. O quadro geral de retirada de investimentos, principalmente na educação, requer que a sociedade “ganhe a disputa do fundo público”, concluiu o professor.     

 Organizado pelo Comitê Local em Defesa da Educação Pública, o evento contou com a participação da Associação dos Docentes da UESB (Adusb), Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), do Diretório Central dos Estudantes da UESB campus de Vitória da Conquista, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), da União da Juventude Comunista (UJC), do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro.