Vitória da Conquista realiza etapa do Pré-Encontro Nacional de Educação
Ato público em Brasília durante o II ENE | Foto: Ascom Adusb

Atualizada em 31 de outubro de 2018 às 18:32

O Pré-Encontro Nacional de Educação, etapa Vitória da Conquista, acontecerá nos dias 31 de outubro e 1 de novembro. Trabalhadores da educação, estudantes, sindicatos, movimentos sociais e populares estarão juntos para discutir os rumos da luta por uma educação emancipadora no Brasil. As atividades ocorrerão na sede da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), localizada atrás do módulo IV, no campus da Uesb. A participação é gratuita e não requer inscrição.

Iracema Lima, integrante do Comitê Local em Defesa da Educação Pública, “entende que a organização da classe trabalhadora na construção de um projeto classista é fundamental neste momento de tantas incertezas, e que a mobilização deve ser permanente em defesa da democracia”.

Outras etapas e o ENE

A etapa baiana será realizada em Feira de Santana, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), de 30 de novembro a 2 de dezembro, com o tema “Por um projeto classista e democrático de educação”.

As atividades são preparatórias para o III Encontro Nacional de Educação (ENE), a ser realizado em 2019, no Rio de Janeiro. O objetivo é discutir um plano nacional de educação de viés classista, gratuito, de qualidade, socialmente referenciado, mantido com recursos públicos voltados exclusivamente para educação pública.

PROGRAMAÇÃO

31 de outubro – Sede da Adusb (UESB)

14:00 - Mesa do Eixo 1 “Universalização da educação, acesso e permanência; Gestão/ Organização do trabalho escolar; Financiamento da educação”

15:00 - Grupos de Discussão

16:30 - Plenária Eixo 1

1 de novembro – Sede da Adusb (UESB)

8:00 - Mesa do Eixo 2 “Gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais”

9:00 - Grupos de Discussão do Eixo 2

10:30 - Plenária Eixo 2

14:00 - Mesa do Eixo 3 “Conhecimento, currículo e avaliação; Formação de trabalhadores da educação; Trabalho na educação e condições de estudo”

15:00 - Grupos de Discussão do Eixo 3

16:30 - Plenária Eixo 3