Nota de Repúdio do Fórum das ADs

O Fórum das ADs repudia veemente as agressões verbais e físicas de que foi vítima o professor aposentado Alberto Heráclito Ferreira Filho da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no dia 21 de outubro. O professor, quando retornava à sua residência em Salvador, após participar da procissão de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, foi agredido verbal e fisicamente. Conforme relato do professor e queixa prestada na 6º delegacia do bairro de Brotas, seus agressores o socaram diversas vezes, aos gritos de “seu viadinho comunista, você vai morrer”.

É preocupante o avanço, em parcela significativa de nossa sociedade, dessa postura belicosa, de resolver com violência qualquer diferença, de negação do debate democrático e da liberdade de expressão. Se, como argumentam algumas vozes, não vivemos um regime fascista, é certo que posturas desta natureza nos conduzem rapidamente para isso. Os casos de intolerância culminando em violência verbal, física e até morte, se acumulam, para além dos números já absurdos em nosso país. Crescem na mesma medida em que ganha força a alternativa eleitoral que prega a intolerância, o ódio. Que defende o desrespeito às frações duramente oprimidas de nossa sociedade e a desqualificação, enquanto “vitimização”, de qualquer política social de reparação dos efeitos históricos destes mecanismos de opressão, ou de proteção contra os mesmos. Que diz que vai acabar com o “ativismo” no Brasil, mostrando sua postura de criminalização dos movimentos sociais, cuja mobilização e luta legítimas são as únicas responsáveis pela garantia e conquista de direitos em nossa sociedade. 

É imprescindível que as autoridades identifiquem e responsabilizem com rapidez os agressores e aqueles que fortalecem o discurso de ódio. Este não pode, numa democracia, receber abrigo sob o manto da liberdade de expressão. Portanto, exigimos o acompanhamento pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia e a punição de todos envolvidos pela agressão ao professor aposentado. Reivindicamos, ainda, uma postura firme, por parte do Governo Estadual, aos casos de violação por conta da intolerância política que vem avançando no país e, que na madrugada do dia 8 de outubro assassinou o artista Mestre Moa de Kantendê.
Manifestamos também nossa irrestrita solidariedade ao professor Alberto Heráclito Ferreira Filho.

Em defesa da democracia, da liberdade de expressão!
Contra o discurso do ódio e da intolerância!
Fascistas não passarão!

22 de outubro de 2018

 

Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia
(ADUFS, ADUSB, ADUNEB, ADUSC)