10 DE AGOSTO - DIA DO BASTA!

BASTA DE DESEMPREGO E ATAQUES AOS DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA E À APOSENTADORIA!

A grave crise social no Brasil tem tornado a vida dos trabalhadores e trabalhadoras cada vez mais difícil. O resultado da Reforma Trabalhista é o desemprego, que já atinge 28 milhões de brasileiros e brasileiras, os baixos salários e a intensificação da precarização do trabalho. Todo o serviço público está sendo sucateado e as privatizações destroem o patrimônio nacional. Os direitos da classe trabalhadora são alvo de ataques permanentes dos empresários, governos federal, estaduais e municipais.

No estado da Bahia, o governo Rui Costa alia o maior arrocho salarial dos últimos vinte anos, com ataques duros aos direitos dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia, conquistados em greves e mobilizações. Além disso, assedia professores a aderirem à Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (PrevBahia). Esse regime de previdência não dá garantias concretas de recebimento da aposentadoria no futuro e extinguiu a aposentadoria integral na Bahia. O governo Rui Costa (PT) se recusa a receber o Movimento Docente para discutir a pauta de reivindicações protocolada há oito meses. É preciso dar um basta nessa situação!

Temos que reagir contra todos esses ataques. O momento exige que os trabalhadores e trabalhadoras, da cidade e do campo, estudantes e movimentos populares se organizem para a luta, pois os ataques e as reformas - como a Trabalhista e o congelamento dos gastos públicos por 20 anos (EC 95) - precisam ser revogados.

É fundamental a unificação das lutas em defesa das campanhas salariais dos servidores públicos contra o pacote de ajuste fiscal do governo Rui Costa; a defesa das ocupações feitas por trabalhadores e trabalhadoras no campo e na cidade; das mulheres que lutam pela legalização do aborto e contra o machismo; Do povo pobre, negro, LGBT, que enfrenta a violência estatal, permanentemente criminalizado em sua luta.

No dia 10 de agosto, a Adusb, em conjunto com outros sindicatos, movimentos populares, coletivos e DCE, realizará um dia de atividades de mobilização e formação política. Participe da atividade em seu campus e fortaleça a luta da classe trabalhadora.

PROGRAMAÇÃO

Vitória da Conquista

9:00 – Ato Público na Praça Barão do Rio Branco

18:30 – Mesa redonda: Governos e patrões impõem crise social para trabalhadores, juventude e povo pobre. É preciso ir à luta!

Local: Auditório da Adusb (Atrás do Módulo IV - UESB)