Seminário Unificado de Jornalistas em Salvador debateu comunicação e resistência aos ataques do capital

Nos dias 31 de maio a 02 de junho, a cidade de Salvador sediou o 6º Seminário Unificado de Imprensa Sindical e o 4º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais. O evento, realizado pelo Sindicado dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e pelo Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora, com o tema central “Fortalecer a comunicação sindical para enfrentar os ataques do capital” reuniu 115 jornalistas e dirigentes sindicais de 19 estados do país. Houve participação de representantes das seções sindicais CUT-Bahia, CSP-Conlutas e CTB. 

As mesas de debate identificaram a importância da comunicação e do fortalecimento dos sindicatos junto às suas bases no enfrentamento dos ataques do capital à classe trabalhadora brasileira. Os impactos da Lei da Terceirização e da Reforma Trabalhista foram denunciados como agravantes da precarização das condições de trabalho da categoria e como política de retirada de direitos dos trabalhadores. 
A retirada do imposto sindical anual foi apontada como outra estratégia do capital para enfraquecimento e desmonte dos sindicatos, instituições legitimadas na promoção e proteção do trabalhador e seus direitos. A ADUSB, o ANDES-SN e a CSP-Conlutas são contrárias à cobrança do imposto sindical, pois defendem a livre organização da classe trabalhadora e, portanto, a sindicalização voluntária. Contudo, o objetivo da Reforma Trabalhista (lei 13.467/2017), ao acabar com o imposto sindical, não foi de promover a livre organização da classe trabalhadora. Objetivou exclusivamente enfraquecer os sindicatos e assim facilitar ainda mais os mecanismos de opressão da classe trabalhadora.
O evento reforçou a necessidade de ampliação da comunicação como direito e como instrumento fundamental de resistência da classe trabalhadora.