Estudantes da Uesb escolhem novas gestões do DCE

Os processos eleitorais para a escolha das novas representações estudantis da Uesb são iniciados neste mês. As gestões são eleitas, em chapas distintas, de forma direta, nos três campi da Universidade. A votação em Vitória da Conquista acontecerá nos dias 3 e 4 de maio, já em Jequié no dia 9 de maio. A expectativa é que a Comissão Eleitoral de Itapetinga publique o edital da eleição até o final de abril.

Vitória da Conquista

Concorrem à eleição a chapa 1 “Nossa Voz” e a chapa 2 “Kamayurá”, ambas com 18 integrantes de diversos cursos da Uesb. O período de campanha foi iniciado no dia 16 de abril e se encerra em 30 de abril, quando também ocorrerá a prestação de contas da campanha. As(Os) estudantes também terão a oportunidade de conhecer os projetos e propostas das candidaturas nos dias 24 e 26 de abril, durante os debates, com regras, locais e horários a serem divulgados pela Comissão Eleitoral. Nos dias 3 e 4 de maio, a votação será realizada das 9h às 21h, em posse de documento com foto.

Em sua página oficial, a chapa 1 afirma estar disposta a “ouvir cada voz que traz consigo um anseio por uma UESB com mais oportunidades de uma formação mais construtiva!”. A publicação da chapa 2 convida estudantes a construírem “coletivamente conosco uma UESB de qualidade, que acolha as(os) estudantes e livre de toda forma de opressão”.

Confira o Facebook da chapa 1 “Nossa Voz” e da chapa 2 “Kamayurá”.

Jequié

Ainda na etapa inicial do processo, o campus de Jequié receberá inscrições das chapas até a quarta-feira (18). De 20 de abril a 8 de maio, a(s) chapa(s) poderá(ão) dialogar com as(os) estudantes durante a campanha. Três debates estão previstos para apresentação do programa de gestão nos dias 24, 25 e 26 de abril, em turnos alternados para possibilitar a participação de mais estudantes. De acordo com o edital, as urnas estarão localizadas nos Pavilhões Josélia Navarro e Manoel Sarmento, no dia 9 de maio, das 9h às 20h.

Democracia interna

A Adusb considera os processos eleitorais na universidade como fundamentais para o fortalecimento da democracia interna da Uesb. As eleições do DCE representam um momento de organização e efervescência do movimento estudantil importantes neste cenário de ataques. Tendo isso em vista, a diretoria do sindicato indica aos docentes que se sensibilizem e, diante das possibilidades, permitam as passagens em salas que ocorrem durante o período de campanha.