Eleições do Andes: Saiba mais sobre as candidaturas

A votação para escolha da próxima diretoria do Andes-SN (biênio 2018/2020) ocorrerá nos dias 9 e 10 de maio. O processo eleitoral foi iniciado durante o 37º Congresso Nacional, ocorrido em Salvador, com a inscrição de duas chapas, a de número 1, “Andes Autônomo e de Luta” e a de número 2, “Renova Andes”. A votação acontecerá nas seções sindicais de todo país de forma direta e secreta. Como nos processos eleitorais anteriores, a Adusb disponibilizará urnas para votação nos três campi da Uesb. A comissão eleitoral local irá divulgar, oportunamente, os locais de votação nos três campi da UESB.

As candidaturas

A chapa 1 "ANDES Autônomo e de Luta" tem como candidatos à presidente, Antônio Gonçalves Filho, (Apruma SSind); a atual presidente do ANDES-SN, Eblin Farage, (Aduff SSind) ao cargo de secretária-geral e para tesoureira, Raquel Dias Araújo, (Sinduece SSind). A candidatura defende a “continuidade da luta contra os ataques aos direitos dos professores e das categorias de trabalhadores”. A proposta principal é “um sindicato sempre ligado às demandas da base da categoria”.

Em relação à situação de contingenciamento e precarização enfrentada pelas Universidades Estaduais Baianas, Luiz Henrique dos Santos Blume (Adusc SSind), candidato a 1ª vice-presidência da Regional Nordeste III, afirma que a chapa 1 “é contra a reforma universitária e contra o ataque aos fundos públicos.  Somos contra os recursos públicos serem usados para financiar o ensino privado. Esse (fundo público) sendo aplicado no ensino público, vai acabar com o problema de infraestrutura das universidades”.

Conheça as propostas da chapa 1 "ANDES Autônomo e de Luta" e a página do Facebook.

A “Renova ANDES”, traz Celi Taffarel (Ufba) na candidatura à presidência; Maria de Lourdes Nunes (Adufpi SSind) como secretária-geral e Everaldo Andrade (Adusp SSind) para o cargo de tesoureiro. A chapa 2 sugere, “a articulação de ações que unifiquem as lutas dos docentes das UEBA (Uesc, Uesb, Uefs, Uneb) com os demais setores dos serviços públicos do Estado”.

Candidata a 1ª vice-presidente pela Regional Nordeste III, a professora Carolina Nozella Gama (UFBA) defende “o lançamento de uma campanha nacional em defesa das Universidades Estaduais e Municipais, articulando amplos setores e entidades da sociedade civil, combatendo o discurso atual do governo golpista e das agências internacionais do capital de que as IEES e IMES são caras, ineficientes e trazem pouco retorno para a população”. Enfatiza que também é “fundamental a luta pela ampliação do orçamento público destinado às UEBA (Universidades Estaduais da Bahia) para o funcionamento pleno das Universidades”.

Conheça as propostas da chapa 2 "Renova ANDES" e a página do Facebook.

Regras eleitorais

A diretoria do Andes-SN, conforme seu estatuto, é composta de 83 diretores(as). São 11 diretores(as) nacionais, mais 72 diretores(as) regionais, 6 para cada uma das secretarias regionais: Norte I, Norte II, Nordeste I, Nordeste II, Nordeste III, Planalto, Pantanal, Leste, Rio de Janeiro, São Paulo, Sul e Rio Grande do Sul.

Saiba mais.

O grupo dos 11 é composto por presidente, 1º. vice-presidente, 2º. vice-presidente e 3º. vice-presidente; secretário geral, 1º. secretário (a), 2º. secretário (a) e 3º. secretário (a); 1º. tesoureiro, 2º. tesoureiro e 3º. tesoureiro.

Cada Regional é composta de 1º. vice-presidente regional, 2º. vice-presidente regional, 1º. secretário regional, 2º. secretário regional, 1º. tesoureiro regional e 2º. tesoureiro regional.

Confira a composição das chapas.