Luiz Otávio e Marcos Henrique vencem eleição para reitoria da Uesb
Processo de apuração no campus de Vitória da Conquista

Atualizada com informações da Comissão Eleitoral às 9:06 do dia 13 de abril de 2018

A chapa Renova Uesb venceu a eleição para reitoria com 61.9% do escore de votos nessa quinta-feira (12). Os professores Luiz Otávio de Magalhães (reitor) e Marcos Henrique Fernandes (vice-reitor) serão os gestores da Universidade no quadriênio 2018 – 2022. O processo eleitoral pelo qual a própria comunidade escolhe seus representantes é um marco importante da conquista da democracia interna da Instituição.

O resultado

O processo de apuração ocorreu da noite do dia 11 de abril até as primeiras horas do dia seguinte. Os candidatos vencedores totalizaram 3.108 votos, seguidos das candidatas Márcia Lemos e Nelma Gusmão com 1.197 votos e de Daniel Silva e Cristina dos Santos que receberam 595 votos. Com 4.961 votantes, o processo eleitoral teve, em números absolutos, um aumento de participação de 7,4% em relação à eleição passada.

A luta

Durante o período de campanha, todas as chapas se mostraram preocupadas com a crise orçamentária enfrentada pela Uesb e o desrespeito aos direitos trabalhistas. Assim como em momentos anteriores, a Adusb continuará em diálogo com a nova reitoria para fortalecer a luta por mais recursos para a Universidade, ampliação e desvinculação do quadro docente, pagamento da reposição da inflação, cumprimento de promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho.

“É muito importante garantir e respeitar o direito da comunidade universitária de escolher de forma direta, democrática e sem interferências externas, o(a) reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade. A participação de toda a comunidade universitária no processo fortalece a democracia interna", defendeu o presidente da Adusb, Sérgio Barroso. O dirigente acrescentou ainda que "precisamos também estar vigilantes, para que a decisão da comunidade seja respeitada. Legalidade não é sinônimo de legitimidade, nem de democracia. Decisões autoritárias, monocráticas, internas ou externas, não combinam com democracia”.

Nomeação

A reunião do Conselho Superior Universitário (Consu) para homologação do resultado está prevista para o dia 25 de abril. O presidente da Adusb, Sérgio Barroso, no dia 5 de abril, apresentou às chapas concorrentes um termo que afirma o compromisso dos candidatos e das candidatas em não aceitarem a nomeação do governador, caso não sejam vencedores e vencedoras do pleito, conforme as regras estabelecidas no regimento eleitoral. A Adusb tradicionalmente realiza essa ação política tendo em vista a existência da lista tríplice na legislação estadual, instrumento autoritário que permite ao governador instituir como reitor candidato da sua escolha, um óbvio desrespeito à autonomia universitária.

  ESTUDANTES SERVIDORES ESCORE
CHAPA 1 310 285 17,23%
CHAPA 2 2263 845 61,09%
CHAPA 3 1008 189 19,61%
BRANCOS 9 7  
NULOS 14 31