Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas será lançada no Fórum Social Mundial
Participação do Fórum das ADs na marcha de abertura do FSM | Foto: Ascom Aduneb

Em combate ao desmonte da educação no Brasil, será lançada a Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas no dia 16 de março às 16:30, em Salvador. A atividade faz parte da programação da “Tenda da Unidade” no Fórum Social Mundial (FSM). A Adusb participará do evento para denunciar a crise orçamentária das Universidades Estaduais da Bahia e o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos.

No 62º CONAD, ocorrido em junho de 2017, o movimento docente deliberou pela criação de uma Frente em Defesa das Instituições Estaduais. Contudo, os consecutivos ataques às condições de trabalho e estudo levaram os setores do Andes-SN, quatro meses depois, a aprovarem a criação de uma frente unitária (federais, estaduais e municipais), responsável por construir mobilizações em todo país.

Docentes das Universidades Estaduais Baianas participam de protesto no FSM | Foto: Ascom Aduneb

Conforme orientação da Regional Nordeste III do Andes, a Adusb convidou a Reitoria, a AFUS e os Diretórios Centrais dos Estudantes da Uesb a se integrarem e fortalecerem a Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas.

Andes no Fórum Social Mundial

Nada mais oportuno que realizar o lançamento desse instrumento de luta durante a realização do FSM, que reúne milhares de militantes de todo mundo. “O Andes-SN participa do Fórum Social Mundial, em articulação com outras entidades, com Tenda da Unidade, que terá programação durante todos os dias do Fórum. O Sindicato programou atividades específicas como a exibição de três documentários produzidos pelo Andes-SN e também com a discussão sobre políticas de educação e ciência e tecnologia, que vai ser conduzida pelos grupos de trabalho da entidade, no debate “Educação, ciência e tecnologia: por uma alternativa anticapitalista” e também com o lançamento, na Bahia, da Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior”, explica Lana Bleicher, 1ª secretária da Regional Nordeste 3 do Andes-SN.

A “Tenda da Unidade” é um espaço compartilhado entre várias entidades: Andes-SN, ASSIBGE-SN (Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatísticas), Auditoria Cidadã da Dívida, CADTM (Comitê Internacional para Abolição das Dívidas Ilegítimas), CSP-Conlutas Central Sindical e Popular, SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) e o SINDJUFE-BA (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal).

Confira a programação completa da “Tenda da Unidade”.

13.03 (terça-feira)

18h - Exibição do documentário “Andes 30 anos – Universidade pública, trabalho Acadêmico e Crítica Social”

20h - Debate: Sindicalismo e a luta das mulheres.

 

14.03 (quarta-feira)

9h30 - Mesa de discussão: "A atual crise capitalista e o sistema da dívida na América Latina e Caribe"

15h - Debate: As contrarreformas do governo Temer, crise social e perspectivas para a classe trabalhadora

18h - Exibição do documentário “Narrativas Docentes: memória e resistência LGBT”

19h - Debate: Trabalho e sindicalismo no serviço público

15.03 (quinta-feira)

9h - Debate: Indicadores de Gênero no Brasil

11h - Debate: Quilombo: resistência no passado, resistência no presente

15h às 17h - Mesa de discussão "Sistema da dívida: sua relação com o atual modelo produtivo. Resistências e Alternativas"

18h - Exibição do documentário “Narrativas Docentes: memória e resistência negra”

19h - Debate: Democratização e Precarização no Serviço Público

16.03 (sexta-feira)

14h - Debate: Educação, ciência e tecnologia: por uma alternativa anticapitalista

16h30 - Lançamento na Bahia da Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas

19h - Atividade cultural

17.03 (sábado)

9h - Mesa - Reorganização da frente escola sem mordaça

15h - Debate - Observatório da intervenção militar no Rio

 

Fonte: Adusb com informações do Andes-SN e do Fórum das ADs