Seminário Gênero, Raça e Classe tira encaminhamentos a serem discutidos pela Adusb

Como última atividade do Seminário Gênero, Raça e Classe, foi realizada uma plenária final, no dia 9 de março, para a aprovação de encaminhamentos. O relatório final do evento será elaborado pelo Grupo de Trabalho de Política de Classe para Questões Etnicorraciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), e apresentado à diretoria da Adusb, DCEs e AFUS.

“Não restou dúvida para o conjunto das pessoas que participaram do seminário que todas as questões aqui abordadas estão marcadas por nossa condição de classe, a classe trabalhadora. Nesse sentido, a gente acha que pode avançar construindo bons encaminhamentos” contra o machismo, a LGBTfobia, o capacitismo, o assédio e o racismo na Universidade, afirmou a integrante do GTPCEGDS, Márcia Lemos.

Durante todo evento, as participantes do grupo de trabalho sistematizaram as sugestões apresentadas durante os debates. A maior parte dos encaminhamentos foram no sentido de construir uma política institucional de combate às opressões e assédio na Uesb.

Momento cultural de encerramento do Seminário Gênero, Raça e Classe

Dentre os apontamentos aprovados está a criação de uma editoria específica no site da Adusb para agrupar os materiais já produzidos pelo Andes-SN sobre assédio e opressões. Além disso, a proposta de utilização em larga escala da cartilha nacional do GTPCEGDS e construção de uma campanha na Uesb.

Importante ressaltar que os encaminhamentos presentes no relatório do Seminário Gênero, Raça e Classe são indicações a serem discutidas inicialmente pela diretoria da Adusb  e depois pela assembleia da categoria.

A vice-presidente da Adusb, Iracema Lima, reafirmou a importância da realização do Seminário organizado pelo GTPCEGDS, como um “momento singular no combate as opressões historicamente presentes no nosso cotidiano universitário”. Iracema ressaltou que “a categoria tem apoiado a realização de atividades de formação política desta natureza entendendo a importância em problematizar o caráter das relações interpessoais alicerçadas nas opressões das diversas naturezas, aqui em destaque as que permeiam o debate acerca de gênero, classe e raça”.  

Grupo de Capoeira Consciência Negra também participou do momento cultural.