Eleição do Andes acontecerá em maio com disputa entre duas chapas

Nos dias 9 e 10 de maio, será eleita a nova diretoria do Andes-SN para o biênio 2018-2020. O processo eleitoral foi iniciado durante o 37º Congresso Nacional, ocorrido em Salvador, com a inscrição de duas chapas, a de número 1, “Andes Autônomo e de Luta” e a de número 2, “Renova Andes”. A votação acontecerá nas seções sindicais de todo país de forma direta e secreta.

Como nos processos eleitorais anteriores, a Adusb disponibilizará urnas para votação nos três campi da Uesb. As chapas terão até o dia 27 de fevereiro para apresentar a lista completa de nomes que compõem a candidatura. A comissão eleitoral terá 7 dias corridos para homologar as inscrições.  

Regras eleitorais

A diretoria do Andes-SN, conforme seu estatuto, é composta de 83 (oitenta e três) diretores(as). São 11 (onze) diretores(as) nacionais, mais 72 (setenta e dois) diretores(as) regionais, 6 (seis) para cada uma das secretaria regionais: Norte I, Norte II, Nordeste I, Nordeste II, Nordeste III, Planalto, Pantanal, Leste, Rio de Janeiro, São Paulo, Sul e Rio Grande do Sul.

Saiba mais.

O grupo dos 11 é composto por presidente, 1º. vice-presidente, 2º. vice-presidente e 3º. vice-presidente; secretario geral, 1º. secretário(a), 2º. secretário(a) e 3º. secretário(a); 1º. tesoureiro, 2º. tesoureiro e 3º. tesoureiro.

Cada Regional é composta de 1º. vice-presidente regional, 2º. vice-presidente regional, 1º. secretario regional, 2º. secretario regional, 1º. tesoureiro regional e 2º. tesoureiro regional.

Durante o Congresso cada chapa deve apresentar no mínimo os nomes que concorrerão para os cargos de presidente, secretário geral e 1º. tesoureiro, tendo um prazo (27/2) para apresentar os nomes restantes.

As candidaturas

A chapa 1 "ANDES Autônomo e de Luta", a primeira a se inscrever na Secretaria do Congresso, tem como candidatos a presidente, Antônio Gonçalves Filho, Apruma SSind; a secretária-geral, Eblin Farage, Aduff SSind. e atual presidente do ANDES-SN; e a tesoureira, Raquel Dias Araújo, Sinduece SSind. “Este momento é bastante significativo para o nosso sindicato, porque fortalece a nossa democracia interna e a nossa chapa vem dentro de um contexto de muitas lutas e a forma que nos organizamos pela base e com autonomia caracterizam a nossa chapa”, disse Antônio.

Logo depois, a chapa 2 “Renova ANDES” apresentou inscrição. Celi Taffarel, da Ufba; Maria de Lourdes Nunes, Adufpi SSind.; e Everaldo Andrade, Adusp SSind., são os candidatos aos cargos de presidente, secretária-geral e tesoureiro, respectivamente. Por problemas de saúde na família, Celi teve que se ausentar do Congresso e não pode participar, presencialmente, da inscrição. “A nossa chapa representa uma trajetória de construção da unidade de vários grupos e de docentes de várias universidades, que vem desenvolvendo um esforço para recuperar uma série de bandeiras que estava sendo esquecida pelas últimas gestões do ANDES-SN”, afirmou Everaldo Andrade.

Comissão Eleitoral

A comissão eleitoral que organizará o processo de escolha da próxima diretoria do Sindicato Nacional também foi definida no 37º Congresso Nacional. Pela atual diretoria, foram indicados o secretário-geral, Alexandre Galvão (titular), Olgaíses Maués e Luis Acosta (suplentes). A plenária elegeu os demais membros: Paulo Rizzo (UFSC), Luciano Coutinho (UFRJ), Rubens Rodrigues (UFJF), José Carneiro (UFPA), Glaucia Russo (UERN) e Américo Kerr (USP).

Fonte: ANDES-SN com edição da Adusb