Unimed: Docentes sem margem para consignação devem programar em janeiro e fevereiro o mesmo valor de dezembro

Anualmente a Adusb se reúne com a Unimed-Sudoeste para negociar o reajuste dos valores do plano de saúde. O sindicato busca sempre assegurar o menor índice possível aos seus filiados, porém até o momento não foi possível concluir o processo e definir o percentual. Além disso, as secretarias da Adusb não funcionarão em janeiro devido às férias funcionais. Portanto, professoras e professores que não possuem margem de consignação para o pagamento completo da mensalidade da Unimed devem repetir em janeiro e fevereiro o mesmo valor de dezembro. Assim que o reajuste for definido, a Adusb informará a categoria sobre os novos valores e a forma de pagamento de eventuais diferenças.

Histórico

Em 2014, o Governo da Bahia alterou o sistema de consignação do Estado através do decreto 15.016/14. Nele fica estabelecido que o valor máximo de desconto em folha dos servidores públicos é de 30% da remuneração líquida, sendo que apenas 12% dos descontos podem ser realizados por associações e sindicatos. Para um grupo de sindicalizados(as), este limite não permite a consignação da mensalidade completa do plano de saúde.

Para resolver esta situação, em assembleia realizada em março de 2016, a categoria deliberou pela manutenção do convênio e o pagamento do valor que ultrapassa a margem de consignação através de transferência programada.