Direitos trabalhistas de cerca de 300 professores da Uesb estão travados
Foto Ascom - Fórum das ADs

 

O governo Rui Costa segue firme na sua política de desrespeito aos direitos trabalhistas. De acordo com dados de outubro, 289 docentes da Uesb aguardam por promoção, progressão e mudança de regime de trabalho. O número nas quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) é muito maior e o Estado permanece sem negociar com o Movimento Docente. Os (As) docentes das Ueba já aprovaram indicativo de greve e paralisarão atividades no dia 28 de novembro.

Segundo dados da Assessoria de Gestão de Pessoas da Uesb, 108 professores (as) já solicitaram e aguardam por promoção na carreira, sendo que para apenas 24 dessas solicitações há vagas no quadro docente. Destas 24, 19 estão em tramitação na Secretaria de Educação e 5 na Uesb. As 84 promoções restantes estão no cadastro de reserva, sendo 13 solicitações para pleno, 54 para titular e 17 para adjunto.  Além desses 108 pedidos de promoção, há ainda 135 pedidos de progressão, onde 44 se encontram na Secretaria de Educação e 91 estão tramitando na Universidade. Há ainda 43 mudanças de regime de trabalho na fila. Destas, 17 foram negadas no ano passado e reencaminhadas no dia 17 de julho de 2017.

O presidente da Adusb, Sérgio Barroso, considera injustificável o represamento de direitos trabalhistas pelo governo, visto que a Bahia possui uma situação financeira muito confortável. “O governo faz caixa à custa dos direitos trabalhistas e do arrocho salarial da categoria. Os dados oficiais do governo mostram que o estado da Bahia está em situação financeira confortável. Falta mesmo é vontade política do governo para cumprir os direitos trabalhistas e acabar com o arrocho salarial”.

Diante disso, a assembleia da Adusb avaliou que é preciso aumentar o patamar de luta para realizar o enfrentamento necessário ao governo Rui Costa e já aprovou o indicativo de greve. Professoras e professores da Uesb estarão mobilizados no dia 28 de novembro em frente aos portões da Universidade a partir das 8h. Participe e construa a resistência.