Assembleia da Adusb aprova continuidade da mobilização e paralisação dia 28 de novembro

Há quase um ano o governo Rui Costa recebeu a pauta de reivindicações do Movimento Docente e permanece sem negociar. Professoras(es) da Uesb consideram a situação inadmissível e aprovaram em assembleia, realizada dia 10 de novembro, paralisação no dia 28 de novembro com atos públicos locais. A categoria também elegeu a delegação da Adusb para o 37º Congresso Nacional do Andes-SN e incorporou novas docentes aos grupos de trabalho.

Análise de conjuntura e pauta estadual

Na avaliação da assembleia, por conta da crise do capitalismo, tem se instaurado a ideia de que não vale a pena lutar por direitos e salários. O desemprego, os baixos salários e a significativa diminuição do poder de consumo da população fortalecem a ideia de que o funcionalismo público é privilegiado. Movimentos sindicais e partidos que apostaram na conciliação de classes também tiveram papel importante no apassivamento das(os) trabalhadoras(es). “Estamos pagando o preço da desmobilização agora”, pontuou o presidente da Adusb, Sérgio Barroso.

Na Bahia não é diferente. O Estado possui uma situação financeira muito confortável e mesmo assim há quase três anos a inflação não é reposta para servidoras(es) públicas(os), fato gerador de aproximadamente 20,5% de perda salarial no período. Na Uesb, 289 docentes estão com processos de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho travados.

Neste cenário de reformas e incessantes ataques aos direitos, o diretor da Adusb, Marcos Tavares, afirmou que “a direita instaurou um novo patamar de lutas no Brasil”. As mobilizações terão que subir para um outro nível, maior e mais radicalizado para que ocorra de fato o enfrentamento necessário. O Movimento Docente, apesar das dificuldades apresentadas na conjuntura atual, conquistou a aprovação do indicativo de greve nas quatro Universidades Estaduais da Bahia e precisa avançar na mobilização, tanto contra os ataques do governo Rui Costa, quanto às reitorias que aplicam a política de contingenciamento do Estado.

Como encaminhamentos foram aprovados paralisação de atividades no dia 28 de novembro com atos públicos locais; nota de apoio a docentes que estão sofrendo perseguição política ou ideológica; autorização para uso do Fundo de Mobilização para despesas com a campanha de mídia.

Notas de apoio André Mayer e Marcos Sorrentino.

Nota em defesa da liberdade de expressão e pensamento.

Congresso do Andes-SN

O 37º Congresso Nacional do Andes-SN acontecerá de 22 a 27 de janeiro em Salvador e é a instância de maior relevância política do sindicato nacional. Após apresentação das(os) interessadas(os) em participar, a assembleia decidiu pela seguinte delegação para representar a Adusb no evento:

Delegadas(os): Alba Benemérita, Edilson Batista, Flávia Nascimento, Iracema Lima, Jorge Nascimento, Márcia Lemos, Roberto Oliveira e Soraya Adorno.

Observadoras(es): Vinícius Correia (1º suplente), Carmen Carvalho (2º suplente), Dannilo Duarte (3º suplente);

Grupos de Trabalho

Duas professoras do campus de Vitória da Conquista solicitaram à assembleia entrada nos grupos de trabalho da Adusb, que prontamente atendeu ao pleito.

Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria – Carmen Carvalho e Flávia Nascimento

Grupo de Trabalho de Política de Classe para Questões Etnicorraciais, Gênero e Diversidade Sexual – Carmen Carvalho