Rumo ao 3° Congresso da CSP-Conlutas, assembleias pelo país elegem delegadas e delegados dos movimentos sindical e popular
Eleição de delegadas e delegados para o 3º Congresso da CSP- Conlutas

A menos de um mês da realização do 3° Congresso da CSP-Conlutas, começa a esquentar o clima nas bases de diversas categorias de trabalhadores pelo país e de movimentos populares. Esta semana, na última segunda-feira (18), encerrou o prazo para a realização das assembleias para a eleição das delegadas e delegados dos sindicatos e organizações do movimento popular. Foram mais de 600 assembleias realizadas, que já elegeram cerca de 2 mil trabalhadores (as) e ativistas aptos a participar do encontro.

Os (as) delegados (as) eleitos participarão das discussões do congresso da Central, que acontecerá em Sumaré/SP, nos próximos dias 12 a 15 de outubro.Contudo, ainda faltam mais delegados a serem eleitos. A próxima fase é a eleição dos delegados (as) nas bases dos movimentos de luta contra a opressão e juventude, que acontecem até o próximo dia 4 de outubro.

Reflexo do caráter operário e popular que marca nossa Central, o 3° Congresso será marcado pela presença de trabalhadores (as) da cidade e do campo, desempregados, aposentados, quilombolas, indígenas, estudantes, mulheres, negras e negros, LGBTs, enfim, representantes dos diversos setores da classe trabalhadora brasileira. Mais do que isso, os atores das principais lutas que sacodem o país na atual conjuntura e do último período.

Um Congresso para fortalecer o perfil classista, combativo, democrático e internacionalista da Central

O 3° Congresso acontecerá em um momento crucial da situação política e econômica do país e de importante enfrentamento dos trabalhadores contra as reformas e os ataques dos governos. O objetivo do encontro é preparar nossa classe para travar as mobilizações que teremos pela frente e fortalecer a Central como instrumento da luta dos trabalhadores brasileiros.

Na pauta dos debates estarão a conjuntura nacional e internacional; o balanço político e plano de ação da Central; o processo de reorganização dos trabalhadores no país e a necessidade de reafirmar a construção de uma alternativa sindical e popular, classista e construída a partir das bases; Estatuto e Direção. Os 100 anos da Revolução Russa e a atualidade de suas lições para o movimento sindical e popular deverá ser um dos pontos altos da programação.

“A CSP-Conlutas soube cumprir um importante papel nas mobilizações em defesa dos direitos trabalhistas e da aposentadoria e contra o governo Temer no último período, que consolidam nossa entidade como referência aos trabalhadores que querem lutar. O 3º Congresso será um passo importante para fazermos um balanço de nossa atuação e apontarmos o plano de lutas e as perspectivas, fortalecendo a unidade sindical e popular de forma classista e independente. O clima está muito bom e tudo indica que teremos um grande congresso”, afirma o integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas e integrante da comissão de organização do 3° Congresso, Paulo Barela.

Fonte: CSP - Conlutas