Adusb lança Boletim Especial sobre avanço do conservadorismo na educação

O Grupo de Política Educacional - ­GTPE- publicou nessa quinta-feira (24) o Boletim Especial “Adusb em Defesa da Educação Pública”. O boletim discute o avanço do conservadorismo na educação brasileira e aponta caminhos para resistir aos ataques. Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular são alguns dos assuntos abordados. O material será utilizado nas atividades do GT nas escolas municipais e estaduais da região.

Confira a publicação na íntegra.

Em conformidade com os encaminhamentos do Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública, a Adusb tem trabalhado para mobilizar a região sudoeste. A representante do GTPE, Iracema Lima, acredita que é preciso “fortalecer a organização frente a uma conjuntura que é extremamente conservadora e retrógrada. Nesse sentido, a gente mais uma vez convida a sociedade civil organizada, os coletivos, os sindicatos, que se aproximem do Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública. Juntos poderemos democraticamente construir um projeto de educação alternativo, diferenciado do projeto colocado em vigor pelo Governo Federal e tem tido representação no Estado e nos Municípios”.

A primeira edição do boletim especial foi lançada em agosto do ano passado com um dossiê sobre os ataques à educação publica propostos pelos projetos de lei do Escola Sem Partido, ao tempo que apresentou a organização da Frente Escola Sem Mordaça como forma de enfrentamento e resistência ao retrocesso. Na ocasião, foram realizadas palestras, panfletagens e diálogos com professoras(es) da rede básica de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.