Entidades se articulam pela organização de Comitês Locais em Defesa da Educação Pública em Vitória da Conquista e Jequié

Durante os dias 11 e 12 de julho, entidades de Jequié e Vitória da Conquista se reuniram para debater, organizar e intensificar as lutas contra os ataques conservadores e neoliberais à Educação Pública. Além da realização de atividades de mobilização, as entidades ressaltaram o compromisso na criação dos Comitês Locais em Defesa da Educação.

Para Iracema Lima, vice-presidente da Adusb e membro do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE), é um momento primordial para o fortalecimento dos Comitês, já estruturados em Feira de Santana, Salvador, Ilhéus e Barreiras. “Estamos em processo de consolidação do plano de lutas que foi aprovado no preparatório do II Encontro Nacional de Educação (ENE) no Estado da Bahia. Depois de algumas reuniões do Comitê Estadual, que inclusive originou a Frente Baiana Escola Sem Mordaça, sentimos a necessidade de intensificar essa organização também no interior do Estado” afirmou.

Criados em 2014, os comitês visam organizar trabalhadores e estudantes pela educação pública, de qualidade e gratuita através do debate qualificado feito nas bases. É por meio do Comitê Nacional que a discussão é ampliada e o Encontro Nacional de Educação construído, que em 2018 estará na sua terceira edição.

Atualmente, a luta dos Comitês foi intensificada contra a Reforma do Ensino Médio e os projetos de lei que defendem o conservadorismo, o machismo, o racismo e a homofobia propostos pelos defensores do Escola Sem Partido. O objetivo é restringir a atuação dos professores e estudantes nas discussões que envolvem o debate e amadurecimento político a exemplo das questões de gênero nas escolas.

Confira a cartilha do Andes- SN sobre a Reforma do Ensino Médio

Jequié

A reunião ocorreu na terça-feira (11) e reuniu inicialmente oito entidades, que já estão organizadas em defesa de uma educação publica e de qualidade. Na ocasião, foi organizado um Grupo de Estudos que debaterá temas ligados à defesa da educação pública. Nesta oportunidade, foi agendado um primeiro encontro de formação política previsto para 8 de agosto, com o tema Escola Sem Partido. A contrapartida será feita com a discussão da cartilha elaborada pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional do ANDES/SN “Projeto do Capital para a Educação: Análise e ações para a luta”.

No dia 17 de agosto, o Diretório Central dos Estudantes da Uesb - Jequié realizará o “Sarau das Diretas Já” às 18h no Restaurante Universitário. Já no dia 18 de agosto às 14h, acontecerá no Centro de Cultura um seminário que destacará prejuízos que os projetos do Escola Sem Partido impõem a educação brasileira. A atividade será realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Em Educação (APLB).

Vitória da Conquista

Na quarta-feira (12), foi a vez dos movimentos de Vitória da Conquista discutirem o fortalecimento da resistência. Na ocasião, foi encaminhado o reforço dos convites às entidades para a construção do Comitê Local e a realização de uma atividade em 11 de agosto, Dia do(a) Estudante. O evento terá como tema “O que muda com a Reforma do Ensino Médio?” e deverá acontecerá nos bairros da cidade. A próxima reunião de articulação será na quarta-feira, 19 de julho, com local e horário a definir.

Em Itapetinga o Grupo de Trabalho de Política Educacional da Adusb busca articulação para realizar sua primeira reunião organizativa.