Adusb convoca docentes para ocupação de Brasília no dia 24 de maio

Adusb convoca comunidade acadêmica da UESB a participar da atividade

As centrais sindicais decidiram no dia 8 de maio marcar o “Ocupa Brasília” para o dia 24 de maio. A partir da disposição de luta dos (as) trabalhadores (as) brasileiros (as), que se refletiu na força da Greve Geral de 28 de abril, a ideia é avançar na mobilização nacional para barrar as Contrarreformas da Previdência e Trabalhista e revogar a Lei da Terceirização. A Adusb participará do Ocupa Brasília e convoca professores (as), estudantes e técnicos (as) da UESB a construírem a resistência. Os (As) docentes filiados (as) interessados (as) em participar devem entrar em contato com as secretarias da Adusb até hoje, 19 de maio, para se inscrever. Discentes e servidores técnico-administrativos devem entrar em contato com suas respectivas entidades representativas. 

Mobilização na UESB

Em assembleia docente realizada no início do ano, a categoria aprovou paralisação de três dias no período da votação da reforma da previdência, prevista para o mês de maio. O Ocupa Brasília foi planejado pelas centrais sindicais para o dia 24 de maio, independente de haver votação ou não. A Assembleia da Adusb, que ocorrerá nesta semana, decidirá os encaminhamentos para o período da caravana. O sindicato viabilizará a ida de interessados(as) via transporte terrestre, com prioridade para filiados(as) à Adusb. Os detalhes sobre a logística da viagem serão divulgados em breve.

Ocupa Brasília

Eblin Farage, presidente do ANDES-SN, destaca que é fundamental que as seções sindicais e secretarias regionais envidem esforços para a realização de uma grande Marcha a Brasília, em articulação com as demais entidades e movimentos sociais nos estados.

“O nosso desafio é trazer professores e professoras de todo o Brasil para ocuparem Brasília junto com os demais trabalhadores. É fundamental que façamos isso de forma articulada, organizando caravanas nos estados com os movimentos sociais e estudantil e também outras categorias. Esse é um momento decisivo, no sentido de mostrar ao governo a nossa disposição de lutar pela não retirada de nossos direitos”, ressaltou a presidente do ANDES-SN.

Mobilização nacional

Para as duas próximas semanas, as centrais sindicais definiram um intenso calendário de mobilização para marcar o maio de lutas. Entre 8 e 12 de maio, as entidades encaminharam à Brasília comitivas de dirigentes sindicais para dialogar com os deputados e senadores sobre os efeitos negativos das contrarreformas. A mobilização ocorreu sobre forte repressão policial e com cerceamento do acesso ao Congresso que foi sitiado com grades.

A mobilização das entidades sindicais terá continuidade na semana de 15 a 19 de maio, com vigília, no dia 17, no Anexo 2 da Câmara dos Deputados, às 10 horas e pressão junto aos parlamentares no Congresso Nacional. No dia 24 de maio, a ocupação de Brasília terá caravanas de todo país para realizar uma grande manifestação contra a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários. Participe e fortaleça a resistência!

Fonte: Andes-SN com edição da Adusb 

 

Seguem contatos das secretarias da Adusb 

Vitória da Conquista- adusbsecretaria@gmail.com - (77) 3424-1035/8713
Jequié- adusbjequie@hotmail.com - (73) 3527-4704
Itapetinga- adusbit@yahoo.com.br - (77) 3261-8681