Adusb promove debate sobre mulheres e revolução russa na quarta-feira (10)

Durante todo o ano de 2017, o Fórum das ADs promove ciclo de debates nas quatro Universidades Estaduais da Bahia em comemoração ao centenário da Revolução Russa. A segunda rodada terá como temática o feminismo. Em parceria com a Adusb, a palestra “O papel da mulher e a transformação da família” ocorrerá na quarta-feira (10) às 19h no Auditório II do Módulo Antônio Luís.

A atividade será ministrada pelas professoras Maria Orlanda Pinassi (Unesp) e  Sofia Manzano (UESB).  Pinassi é autora dos livros “Três devotos, uma fé, nenhum milagre” e “Da miséria ideológica à crise do capital: uma reconciliação histórica”. Manzano é uma estudiosa da desigualdade racial no mercado de trabalho brasileiro e autora do livro “Economia Política para Trabalhadores”.

100 da revolução Russa

Reivindicando “Paz, pão e terra”, proletários e camponeses russos lutaram ombro a ombro pela queda do regime czarista de Nicolau II, o fim dos latifúndios e o fim da servidão. As mulheres desempenharam um papel importante nesse processo. Na luta por melhores condições de trabalho e a saída da Rússia na Primeira Guerra Mundial, as operárias russas do setor têxtil protagonizam uma greve histórica que se tornou o estopim para a Revolução de 1917.

Com o Partido Comunista Russo na vanguarda política, medidas revolucionárias e de caráter socialista foram instauradas e possibilitaram a maior participação das mulheres nos processos políticos. Há um século, as mulheres russas conquistaram o direito ao divórcio, ao aborto legal, a criação de restaurantes e lavanderias coletivas, vitórias que até hoje não foram alcançados na maioria dos países. Entre as mulheres que se destacaram nesse processo estão Alexandra Kollontai, Rosa Luxembrugo e Clara Zétkin. 

A Adusb convida a comunidade universitária a debater esta importante experiência dos trabalhadores e trabalhadoras na luta pelo fim da exploração e das opressões. O sindicato disponibilizará transporte para filiados(as) dos campi de Jequié e Itapetinga, basta entrar em contato com a Adusb até o dia 9 de abril às 17h.