Neste fim de semana: Coordenação Nacional debaterá reforma trabalhista e a preparação da Greve Geral de 28 de abril

A reunião Coordenação Nacional da CSP-Conlutas será realizada de sexta-feira (7) a domingo (9), em São Paulo.  Entre os destaques deste fórum deliberativo da Central, está o painel que debaterá a reforma trabalhista. Representantes da Adusb participarão da atividade. 

A mesa acontece na sexta, às 16h, e terá a presença do juiz federal e professor da pós-graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Marcus Orione; e do juiz titular na 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí e professor livre docente de Direito do Trabalho brasileiro na USP, Jorge Luiz Souto Maior.

Os debatedores discutirão sobre as medidas da reforma trabalhista que preveem diversos ataques aos trabalhadores. Entre eles que o negociado prevaleça sobre o legislado. Nos 13 pontos da proposta estão contidos férias parceladas, em até três vezes, 48 horas de trabalho semanais, ampliação do banco de horas e outros ataques. As medidas que ampliam a terceirização, sendo que um desses projetos já foi  aprovado pelo Congresso Nacional corrupto e sancionado pelo presidente Temer, o 4302/98, e prevê sua liberação da terceirização para todas as áreas da empresa, ou seja, total precarização do trabalho.

Preparar a Greve Geral de 28 de abril

Na manhã deste mesmo dia, serão debatidas as situações política e econômica do país com o ponto central na preparação pela base da Greve Geral de 28 de abril, convocada pelas Centrais Sindicais. A organização nos locais de trabalho, os comitês para preparação da greve, que já estão sendo lançados nos estados, serão ponto de pauta.

O sábado (8), das 9h às 16h, será dedicado à organização e preparação do  3° Congresso Nacional da CSP-Conlutas previsto para acontecer em outubro deste ano.

Os trabalhadores poderão discutir suas demandas especificas e articular suas ações com as pautas nacionais, nos setoriais da Central, que ocorrem à tarde.

Moções, resoluções e os relatórios dos setoriais serão aprovados no domingo (9), a partir das 9h, com previsão de término dos trabalhos, às 13h.

Fonte: CSP-Conlutas com edição da Adusb