Adusb promove palestra sobre centenário da Revolução Russa na terça-feira (4)

Em Vitória da Conquista, a atividade acontecerá no dia 4 de abril

Para comemorar o centenário da Revolução Russa, o Fórum das Ads promoverá ciclo de debates nas quatro Universidades Estaduais da Bahia durante todo o ano de 2017. Em parceria com a Adusb, a palestra “Vanguarda Política e os Conselhos Operários na Revolução Russa” ocorrerá na terça-feira (4) às 19h no Auditório II do Módulo Antônio Luís, UESB - Vitória da Conquista. A atividade será ministrada pelo cientista político Luciano Cavini Martorano da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e o cientista social Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida da Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A Revolução Russa de 1917 é um marco histórico na luta pela emancipação da classe trabalhadora e superação do capitalismo. Reivindicando “Paz, pão e terra”, proletários e camponeses russos lutaram ombro a ombro pela queda do regime czarista de Nicolau II, o fim dos latifúndios e o fim da servidão. O processo revolucionário, iniciado em 1890, culminou em revoltas de massa, greves gerais e a tomada do Estado pelo povo em 1917.

Com o Partido Comunista Russo na vanguarda política, medidas revolucionárias e de caráter socialista foram instauradas como a nacionalização dos bancos e a redistribuição das terras. As fábricas passaram a ser controladas pelos trabalhadores através dos Conselhos Operários e ocorreram avanços na busca pela equidade de gênero e o fim das desigualdades sociais.

A Adusb convida a comunidade universitária a debater aquela importante experiência dos trabalhadores na luta pelo fim da exploração e das opressões. O sindicato disponibilizará transporte para os interessados dos campi de Jequié e Itapetinga, basta entrar em contato com a Adusb até o dia 3 de abril às 17h.