Estudantes ocupam UESB e IFBA em Vitória da Conquista
Foto: Blog do Anderson

Estudantes da UESB ocuparam o campus de Vitória da Conquista na noite dessa sexta- feira (21). Os discentes são contrários à PEC 241/16, a Reforma do Ensino Médio e lutam pela Escola Sem Mordaça. Ainda na cidade, o IFBA segue ocupado desde 18 de outubro. As atividades fazem parte de um movimento nacional de resistência da juventude às medidas autoritárias do ilegítimo governo Temer de ataque aos direitos sociais da população brasileira. Até o fechamento dessa matéria, 1.016 escolas, 51 universidades e a Câmara Municipal de Guarulhos estão ocupadas.

Confira a lista.

O Movimento Estudantil Baiano não foge da luta! Secundaristas ocupam os Institutos Federais de Catu, Magabeira e Santa Inês. Além de Vitória da Conquista, os IFBA’s de Paulo Afonso, Valença e Ilhéus também estão tomados por jovens lutadores.

A mobilização cresce nas Universidades. Em todo Estado já são 14 campi ocupados, tais como: UNEB (Salvador, Senhor do Bonfim, Alagoinha, Santo Antônio de Jesus, Guanambi e Jacobina) e UFRB (Cachoeira, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cruz das Almas e Feira de Santana).

Conheça a agenda de mobilizações a partir da segunda-feira (24).

Paraná

Os protestos se iniciaram no dia 3 de outubro no Paraná e teve como estopim a publicação da Medida Provisória 746, que prevê a contrarreforma do Ensino Médio. Desde então, as ocupações não param de crescer. Os estudantes paranaenses protagonizam o maior número de ocupações com 850 escolas, 14 universidades e cinco núcleos regionais ocupados, segundo dados do site Ocupa Paraná.

MEC

Com a justificativa de zelar pelo patrimônio público, o Ministério da Educação (MEC) requereu aos reitores e diretores de colégios a prestação de informações sobre as ocupações. O pedido visa reprimir e ameaçar manifestantes. Em nota emitida nesta sexta-feira (18 ), o MEC solicitou que os estudantes dos Institutos Federais desocupem as escolas até o dia 31 de outubro e acionou a Advocacia-Geral da União para tomar as medidas cabíveis aos responsáveis pelas ocupações.

O Movimento Estudantil aponta o horizonte de luta a ser seguido para combater as investidas aos direitos da classe trabalhadora e da juventude. A Adusb apoia as ocupações contra a PEC 241 e compreende que só a luta muda a vida. Lutar não é crime!

#OcupaTudo

#GreveGeral

#PecDoFimDoMundo

Com informações do Paraná Portal