Festival Próxima Estação: “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”

O Festival faz parte das comemorações do Dia do Professor e marca uma importante data para a construção da greve geral no Brasil.

A ADUSB, enquanto seção sindical do ANDES-SN, tem lutado pela organização dos e das trabalhadoras por meio dos espaços de formação e do enfrentamento cotidiano pelo fim das opressões. É nesta perspectiva que se apresenta o Festival Cultural Próxima Estação, que ocorrerá no dia 15 de Outubro de 2016, a partir das 14 horas, na Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima em Vitória da Conquista.

Saiba mais sobre o ANDES-SN e a ADUSB-S.Sind

O Festival faz parte das comemorações do Dia do Professor e marca uma importante data para a construção da greve geral no Brasil. No dia 15 de outubro vamos celebrar a dignidade dessa profissão com a comunidade e convocá-la a organizar a resistência contra todas as reformas que retiram direitos políticos, sociais e trabalhistas.

Próxima Estação

A gravidade do momento impõe aos sindicatos de luta uma tarefa hercúlea, que não poderá ser cumprida dentro dos muros do corporativismo. É preciso dialogar com a população e ampliar as formas de combate aos projetos que tramitam no Congresso Nacional.

A hora é agora! Vamos fazer do dia do professor um dia de luta, mobilização, informação e interação com a presença dos três campi da Uesb. Mais do que nunca, após a contrarreforma do ensino médio, é fundamental mostrar que a arte, o pensamento crítico e docentes qualificados ajudam a construir um novo mundo, onde o belo, o sensível e o justo não são prerrogativas de poucos, mas a realidade de todos e todas.

Por meio de diferentes linguagens artísticas e políticas, em espaço aberto a toda a população, a ADUSB continuará cumprindo seu papel nessa quadra histórica, denunciando os ataques do antigo Governo Dilma Rousseff, agora aprofundados pelo ilegítimo Michel Temer.

As medidas do Governo Temer, se aprovadas, promoverão retrocessos de décadas. Os gastos públicos serão congelados pelos próximos vinte anos, será o fim dos concursos públicos, a idade mínima para aposentadoria será elevada e as leis trabalhistas flexibilizadas, colocando em risco direitos como o 13º salário e as férias. Sem falar da Medida Provisória (MP) Nº 746/2016, que estabelece a contrarreforma do Ensino Médio, sem diálogo com os setores da sociedade.

É preciso ficar alerta! Somos nós, trabalhadores e trabalhadoras, que geramos a riqueza deste país. O Brasil tem recursos abundantes e sua riqueza deve promover dignidade para a vida de sua população. Vamos construir a greve geral e impedir todas as reformas que retiram direitos e sacrificam ainda mais a população, já sofrida, excluída e marginalizada. Participe do Festival Próxima Estação! Informe-se e fortaleça os movimentos que buscam construir um novo tempo.

A Adusb disponibilizará transporte. Professores e professoras dos campi de Jequié e Itapetinga devem entrar em contato com a secretaria do seu campus até o dia 13 de outubro às 17h.

Programação

A programação foi cuidadosamente pensada a partir da proposta do Festival Próxima Estação:

14:00h - Discotecagem infantil com DJ Rafha

16:00h - Espetáculo Trovinhas Na(f)talinas

17:00h – Intervenção:  O lugar das artes, da reflexão e do professor na Reforma do “Notório Saber”!

17:25h – Ciclanos de Tais convida Ana Barroso

18:25h - Intervenção: As opressões e os movimentos de resistência

18:50h - Larissa Luz convida Achiles

19:50h - Intervenção: A ponte para o abismo: de Dilma Rousseff a Temer!

20:15h – Cabruêra

21:15h - Intervenção:  O “fim” dos direitos trabalhistas e a nova senzala

21:40h - Lazzo Matumbi

22:40h – Intervenção política: “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”

23:00h - DJ Paulinha Chernobyl

Estrutura

O espaço contará com estrutura para crianças, expressões da cultura popular e variedades culinárias:

  • Espaço infantil: contação de história, algodão doce, pipoca, água e monitores;
  • ​Feira de artesanato: 10 (dez) stands da Economia Solidária, além de brechó;
  • Stand sobre o cangaço;
  • Stands da Economia Solidária com venda de cachorro quente, espetinho, salgados, tapioca/beiju, doces e caldos;
  • ​Stand do Suíça baiana com venda de água mineral, cerveja, refrigerante e bebidas quentes;
  • Cervejarias artesanais locais e o Food truck do Chef Ebiner;
 
Informação: a frase que consta no título da matéria é de Rosa Luxemburgo.