GREVE GERAL: trabalhadores de todo o país foram às ruas na quinta-feira (22)

23 estados e o Distrito Federal registraram manifestações

Nesta quinta-feira (22), trabalhadores e trabalhadoras, movimentos sociais, partidos políticos, estudantes e sindicatos de todo o país ocuparam as ruas pela defesa de direitos sociais, políticos e trabalhistas. A Adusb, juntamente com outros sindicatos, participou do Dia Nacional de Mobilização Rumo À Greve Geral com a realização de passeata e panfletagem no Centro de Vitória da Conquista. Professores da UNEB, UEFS e UESC paralisaram suas atividades e também realizaram atividades de mobilização.

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SINDSAÚDE), Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP), Sindicatos dos Servidores Técnicos Administrativos da Uesb (AFUS) e o Sindicato dos Bancários, em greve há 18 dias, participaram da atividade. Também compuseram o ato o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública da Bahia (SINDILIMP), o Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (APUB), Sinasefe-IFBA e estudantes secundaristas e universitários.

O Dia Nacional de Paralisação e Mobilização Nacional é um chamado das centrais sindicais contra o PLP 257, a PEC 241, o PLP 4567, que desvincula os royalties do petróleo para educação, contra as reformas Trabalhista e da Previdência, pela Escola Sem Mordaça e pelo Fora Temer. Para garantir mais lucros para os patrões, o governo tem aplicado medidas que visam acabar com os direitos dos trabalhadores e ampliar a precarização de áreas essenciais, como saúde e educação.

E os ataques não param. Na tarde desta quinta-feira (22), o ilegítimo Ministro da Educação, Mendonça Filho, apresentou proposta de reforma para o ensino médio que prevê a flexibilização do ensino e a retirada da obrigatoriedade das disciplinas de Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física. A medida ainda ataca a docência ao permitir a contratação de profissionais sem formação para atuar nas escolas. 

Saiba mais sobre a reforma do ensino médio

Greve geral, já!

A luta continua crescendo rumo à Greve Geral. As manifestações ocorreram em 23 estados e no Distrito Federal com destaque para as cidades de São Paulo, Salvador e Minas Gerais. Estima-se que quase 200 mil pessoas participaram dos atos pelo país. Há relatos de repressão nas manifestações ocorridas em Porto Alegre e Belo Horizonte.

29 de setembro também é Dia de Luta! As centrais sindicais convocam todas as categorias a paralisarem suas atividades e irem às ruas para barrar os ataques à população brasileira e exigir a saída de Michel Temer. O Dia de Luta acompanha a paralisação nacional dos metalúrgicos.

Com informações do Esquerda Diário e G1