XIV Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES aponta para a construção da greve geral
Foto: Aduneb

Encontro aconteceu em Salvador e discutiu orçamento público, dívida pública e retirada de direitos sociais e trabalhistas.

Representantes de 24 seções sindicais do ANDES-SN participaram entre os dias 16 a 18 de setembro do XIV Encontro Nacional do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES), realizado em Salvador (BA). O encontro teve como tema “Resistência à ofensiva conservadora. Disputa do fundo público, contra o sucateamento das IEES/IMES e o arrocho salarial” e foi organizado pela Aduneb. O setor ainda aprovou Carta de repúdio à Michel Temer e aponta para a construção da greve geral.

Entre os temas discutidos pelos docentes durante o encontro estão a atual conjuntura política, orçamento público, a retirada de direitos trabalhistas e sociais, a luta pela “Escola sem Mordaça”, as estratégias de enfretamento ao governo Michel Temer e a construção da greve geral no país.

Segundo Alexandre Galvão, secretário-geral do ANDES-SN e um dos coordenadores do Setor das IEES/IMES, a realização do Encontro foi fundamental para discutir a conjuntura vivenciada em todo o país e fortalecer a luta dos docentes.  "As discussões realizadas no XIV Encontro Nacional do Setor das Iees/Imes são de extrema importância para que as lutas se integrem cada vez mais e sejam organizadas em torno das bandeiras defendidas pelo Sindicato Nacional, e também para munir o Setor e fazer um enfrentamento ainda mais forte”, afirmou Galvão.

 O professor de economia da Uesb, Marcos Tavares participou, juntamente com Luiz Henrique Schuch, diretor da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (Adufpel SSind), da mesa temática “Ajuste Fiscal, Dívida Pública e Financiamento das IES Públicas”. Tavares demonstrou que o desvio do orçamento para o pagamento da dívida pública faz com que os recursos se tornem escassos, o que resulta na intensificação da disputa pelo fundo público. Tal medida impacta no baixo financiamento das instituições de ensino superior. Para ele, na crise da produção o capital encontrou meios de se reproduzir através do sistema financeiro, pois é um mecanismo eficiente de apropriação indireta da mais valia do trabalhador.  Schuch tratou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) - criada em 2000 para reformar o Estado -, como um mecanismo utilizado pelos governos para delimitar para quais setores serão distribuídas as verbas públicas. O debate levou os presentes a refletir sobre a disputa pelo fundo orçamentário público e as leis que são criadas pelos governos para atender ao Capital.

Repúdio a Michel Temer

A Carta do XIV Encontro do Setor das IEES e IMES do ANDES-SN repudiou o governo ilegítimo de Michel Temer, sua política de retirada de direitos dos trabalhadores e favorecimento do capital. A carta chama a atenção para a necessidade de unidade de ação entre todos os trabalhadores, sindicatos e centrais sindicais, com a construção de greves e mobilizações para derrotar o governo. Conclui indicando às assembleias de base do setor os dias 22 e 29 de setembro, como dias de luta com paralisações, mobilizações, construção de atos, debates e participação em todas as atividades nos estados.

Confira a carta na íntegra.

Com informações da Aduneb SSind e Andes-SN