Fórum das 12 avança na unidade e aprova pauta de reivindicações conjunta
Foto: Adusb

O dia 12 de setembro ficará marcado na história do movimento em defesa das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA). Por entender a complexidade do momento político para a classe trabalhadora, entidades representativas de professores, estudantes e técnico-administrativos (Fórum das 12) aprovaram uma pauta de reivindicações unificada.  A luta contra projetos do governo federal, por mais recursos para as UEBA e permanência estudantil são alguns dos pontos presentes no documento.

Aprender com o passado e construir a unidade foram ideias presentes na reunião do Fórum das 12. Com a ameaça latente da retirada de direitos e piora das condições de vida da população, ações descentralizadas não são mais suficientes para barrar as investidas do governo, tanto a nível federal, quanto estadual.

A avaliação das entidades presentes é de que a luta de professores, técnicos e estudantes é pela educação pública de qualidade e direitos. Portanto, as categorias devem construir a resistência, independente de quem esteja no Poder. Neste sentido, as seguintes reivindicações foram aprovadas:

 

  • Combate ao PLP 257, a PEC 241 e as reformas da previdência e trabalhista;
  • 7% da RLI para o orçamento das universidades com o objetivo de garantir direitos trabalhistas, melhores condições de trabalho e estudo;
  • 1% da RLI para permanência estudantil;
  • Garantia do reajuste linear;
  • Realização de concursos públicos para docentes e técnico-administrativos;
  • Combate a privatização e terceirização nas Universidades Estaduais da Bahia.

 

É importante lembrar que a proposta das entidades é apontar pontos convergentes que guiem a atuação política do Fórum das 12 e a construção de ações. As pautas específicas continuarão a ser negociadas com o governo pelas categorias. Uma carta princípio do Fórum será elaborada com base nas discussões travadas na ocasião.

Além disso, docentes, estudantes e técnicos participarão das atividades de mobilização da Jornada de Lutas no dia 15 de setembro. Reuniões locais entre as entidades representativas da comunidade acadêmica serão realizadas com regularidade para análise de conjuntura e organização de atividades. O indicativo de paralisação no dia 22 de setembro também será avaliado pelas assembleias das categorias. A próxima reunião do Fórum das 12 acontecerá no dia 13 de outubro na UESC.