Insalubridade: acompanhe o restabelecimento do adicional
Protesto realizado na Assembleia Legislativa no final de 2015 contra a retirada de direitos trabalhistas

Desde o corte ilegal do adicional de insalubridade dos servidores públicos ao final de 2015, o Fórum das ADs tem envidado todos os esforços para que o direito seja restabelecido. Após diversas reuniões com o governo e atos públicos, um acordo de agilidade na revisão dos processos e garantia do pagamento retroativo à data da suspensão do direito foi firmado. Segundo dados da Assessoria de Gestão de Pessoas da UESB, 340 processos de revisão foram enviados. Até o dia 9 de agosto, 307 foram devolvidos, dos quais 208 foram deferidos e 99 indeferidos (60 professores e 39 técnicos).

Confira a nota da Assessoria de Gestão de Pessoas sobre os processos.

Processos Deferidos

A Adusb orienta aos docentes que acompanhem atentamente o retorno do direito à folha de pagamento e se a data da retroatividade foi cumprida. Em caso de problemas, os(as) filiados(as) devem entrar em contato com o sindicato para a adoção das providências cabíveis.

Processos Indeferidos

O Fórum das ADs já discutiu a situação no dia 12 de agosto e apontou encaminhamentos. Uma reunião será agendada com o Grupo de Trabalho Insalubridade, Junta Médica e Secretaria de Administração para discutir os indeferimentos e a reanálise dos processos. O Movimento Docente continuará em luta para que a situação seja resolvida e os direitos dos professores garantidos.