Adusb e DCE promoverão debate sobre Escola Sem Partido no dia 11 de agosto

Atualizado em 5 de agosto de 2016 às 10:23

No dia 11 de agosto, o Grupo de Trabalho de Política Educacional da Adusb (GTPE), em parceria com o Diretório Central dos Estudantes da UESB - Vitória da Conquista, promoverá a palestra “Por uma escola sem mordaça”. A atividade tem como objetivo discutir a natureza do Movimento Escola Sem Partido e seus reflexos para a educação brasileira. O debate será mediado pela professora da Universidade Federal do Pará e coordenadora nacional do Grupo de Trabalho de Política Educacional do ANDES-SN, Olgaíses Maués e a Pós-graduanda em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação, Adriana Xavier. O sindicato convida toda sociedade conquistense a participar da palestra que acontecerá no Auditório do Módulo IV às 19h, na UESB campus Vitória da Conquista.

Tramitam no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores por todo país projetos de lei do Movimento Escola Sem Partido. A proposta comum entre eles é alterar o sistema de ensino brasileiro, limitar a autonomia pedagógica, punir professores, restringir o debate sobre questões sociais e políticas. O PLS 193/16 do senador Magno Malta é um exemplo disso.

De acordo com o Andes-SN, “os projetos dizem defender a ‘neutralidade do ensino’, por meio da proibição da ‘doutrinação ideológica’ nas escolas. Mas as entidades e educadores que o contestam alertam que por trás dessa neutralidade está a tentativa de cercear a atividade pedagógica e impor a mordaça ao ato de lecionar”.

A discussão sobre o tema será feita por Olgaíses Maués, Coordenadora do GTPE/ANDES-SN e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente da UFPA. A professora também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA e tem uma longa trajetória como pesquisadora da área. Também participará do debate Adriana Xavier que é pós-graduanda em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação e membro da pasta de Pós-graduação do DCE UESB. 

Durante o evento, a Adusb fará o lançamento da cartilha “Em defesa do direito das mulheres, dos indígenas, das/os negras/os e das/os LGBT” e a apresentação da cartilha “Projeto do Capital para a Educação: análise e ações para a luta”, ambas elaboradas pelo Andes-SN.

A participação e mobilização da comunidade universitária, professores e estudantes da rede básica é fundamental para impedir que esse ataque à educação seja concretizado. Docentes da UESB dos campi de Jequié e Itapetinga que desejarem participar da atividade devem entrar em contato com a secretaria da Adusb de seu campus até o dia 10 de agosto às 11h.