Aposentadoria e previdência serão temas de palestra da Adusb

No dia 1 de agosto, o Grupo de Trabalho Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria da Adusb promoverá a palestra “Direitos trabalhistas e as mudanças na previdência do servidor público estadual”. A atividade acontecerá na Uesb, campus de Jequié, no Anfiteatro do Pavilhão Manoel Sarmento às 14h. Para discutir os direitos dos(as) docentes, os efeitos da reforma da previdência e a situação da Bahia, o evento contará com a participação do Assessor Jurídico da Adusb, Érick Menezes, e do professor de economia da Uesb, Vinícius Correia.

Desde o final do ano passado o governo Dilma Rousseff anunciava que faria uma reforma da previdência com propostas como aumento de idade mínima para aposentadoria e convergência dos sistemas previdenciários. O governo interino Michel Temer também já deixou claro sua pretensão em fazer uma nova reforma. Idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e mulheres, regras iguais para celetistas, servidores e militares são algumas das proposições previstas. As justificativas apresentadas estão ancoradas no discurso de arrecadação previdenciária insuficiente e ajuste fiscal. Contudo, existem controvérsias sobre a questão.

No âmbito estadual o governo Rui Costa criou em 2015 o PREVBAHIA, que entre outros problemas fixa o teto do INSS como limite máximo das aposentadorias e pensões do funcionalismo público para os ingressantes na carreira após a aprovação da lei.

Para debater essas questões a Adusb convida a comunidade a participar da atividade. Interessados(as) dos campi de Vitória da Conquista e Itapetinga devem entrar em contato com a secretaria da Adusb do seu campus até o dia 29 de julho às 16h.