20 de julho: Dia de Luta em defesa dos serviços públicos e direitos trabalhistas na Bahia

A comunidade acadêmica da UESB, UESC, UNEB e UEFS participou do ato público em Salvador contra os cortes orçamentários das Universidades Estaduais da Bahia e a retirada de direitos trabalhistas. A necessidade de barrar o PLP 257 e a PEC 241 foi considerada urgente. Os manifestantes ocuparam as faixas de pedestres da Avenida ACM, em frente ao Shopping da Bahia, e realizaram panfletagem durante o fechamento dos sinais de trânsito. No final da manhã, professores e estudantes fizeram passeata para denunciar os ataques dos governos estadual e federal contra os setores mais vulneráveis da população.

Na mesma data, servidores públicos baianos também realizaram manifestações em outros pontos da cidade. Sindicatos da base da Fetrab prestaram atendimento à população na Praça da Piedade e foram recebidos por representantes das Secretarias de Administração e de Relações Institucionais. Professores da educação básica protestaram em frente a Secretaria de Educação, quando foram recebidos pelo Secretário da pasta, Walter Pinheiro. O sindicato dos comerciários também fecharam lojas em Shoppings. Diversas categorias também fizeram paralisação na quarta-feira (20).

O movimento docente foi recebido pelo Secretário de Educação no dia 13 de Julho, quando apresentou a pauta de reivindicação protocolada em dezembro de 2015. Nova reunião correrá no dia 9 de agosto.

Após o dia de luta, fica claro que só a organização dos trabalhadores é capaz de pressionar o Governo. A paralisação das atividades e os atos arrancaram reuniões e obrigaram os agentes do Estado a dar uma resposta. Nesta perspectiva, a Greve Geral deve ser fortalecida para fazer avançar de forma concreta as reivindicações dos servidores públicos e da comunidade universitária.

A Plenária da Fetrab se reuniu no dia 21 para avaliar o ato, suas repercussões e discutir o indicativo de greve geral dos servidores públicos da Bahia.