Assembleia da Adusb aprova a construção da greve geral

Na segunda-feira (27), professores da Uesb se reuniram em Assembleia, no campus de Itapetinga, para discutir a conjuntura nacional e as consignas “Fora Temer” e “Eleições Gerais já”, as resoluções do 61º CONAD e a situação do processo estatuinte. Também foram indicados novos membros para o Conselho do Surte e a Comissão Estatuinte.

Um qualificado debate sobre a conjuntura nacional foi realizado. Foram discutidas quais as melhores estratégias para organizar a classe trabalhadora contra os ataques aos direitos sociais, políticos e trabalhistas. A plenária deliberou, por unanimidade, fortalecer a luta em favor da democracia, que garanta e amplie os direitos sociais e trabalhistas, bem como o “Fora Temer”. Os docentes ainda se manifestaram contra a reivindicação de “Eleições Gerais já”, por entender que essa proposta poderia favorecer que setores mais conservadores na direção do país.

A plenária apresentou a necessidade da construção de uma greve geral dos servidores públicos e a construção de um Encontro Nacional da Classe Trabalhadora. Denunciar os ataques previstos no PLP 247/16 e na PEC 241/16, combater os movimentos Escola Sem partido foram algumas das estratégias aprovadas pela Assembleia. Foi indicado ao GT de Política Educacional a elaboração de uma nota explicando os ataques à educação impostos pelo movimento Escola Sem Partido.  Os professores também autorizaram a diretoria da Adusb a convocar paralisações locais de acordo com o calendário nacional contra a PEC 241/16 e o PL 257/2016.

As deliberações da plenária serão levadas ao 61º Conad, que ocorrerá em Boa Vista, Roraima, de 30 de junho e 3 de julho. Os professores debateram as teses do Congresso, inclusive o uso de recursos do Fundo Único do Andes-SN, a realização de campanhas contra a LGBTfobia e o machismo, bem como as estratégias de luta do sindicato para esse período.

Processo Estatuinte

A Assembleia também pautou a reivindicação dos técnico-administrativos de suspensão dos trabalhos da Comissão Estatuinte. Como os técnicos não apresentaram justificativa para tal solicitação, a categoria reafirmou a necessidade do fortalecimento da estatuinte como importante conquista da greve de 2011 e a realização de debates sobre o tema. A categoria repudiou os ataques direcionados à Comissão Estatuinte e aprovou uma campanha em defesa da continuidade dos trabalhos e do rigoroso respeito ao acordo de greve.

Conheça a reivindicação da AFUS.

A professora Andrea Gomes da Silva foi indicada como representante da categoria do campus de Itapetinga no Conselho do Sistema Uesb de Rádio e TV (Surte). Os professores Roque Mendes Trindade e Talita Ruas Maderi formam indicados à suplência na Comissão Estatuinte do campus de Vitória da Conquista e Itapetinga, respectivamente.