Fórum das ADs participa de plenária dos servidores que aprova indicativo de greve geral
Foto: Ascom Aduneb

Mais um passo foi dado na construção da greve geral do serviço público baiano. No dia 30 de junho, o Fórum das ADs deu continuidade à articulação com o funcionalismo e participou da plenária da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB). As entidades aprovaram pautar em suas assembleias o indicativo de greve geral e uma paralisação estadual no dia 20 de julho, contra a retirada de direitos trabalhistas e em defesa do serviço público e do Reajuste Linear. Os sindicatos também participarão do cortejo 2 de julho para denunciar os ataques aos trabalhadores.

Durante os informes, foi discutida a tramitação do PLP 257, que desde o dia 25 de junho passou seguir em regime de prioridade e aguarda o parecer do relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. A presidente da Adusb, Márcia Lemos, apresentou o projeto de emenda constitucional (PEC) 241/16 como mais uma tentativa do governo de retirar direitos dos trabalhadores. A PEC prevê o congelamento dos gastos públicos federais por 20 anos para garantir o pagamento da dívida pública. Caso seja aprovada, os recursos da saúde, educação e outros direitos essenciais serão drasticamente reduzidos ao longo dos anos. A PEC 241 foi acrescentada aos projetos contra os quais os servidores lutarão para barrar.

Com a intensificação dos ataques à classe trabalhadora, tanto a nível federal (com o PLP 257 e a PEC 241), quanto a nível estadual (não pagamento do reajuste linear), as entidades presentes na plenária avaliaram que é preciso avançar na mobilização. O Fórum das ADs defendeu a greve geral como o horizonte de luta para os servidores baianos, já que o governo Rui Costa tem se negado a estabelecer qualquer diálogo com as categorias. O Sintest-Uefs informou que, em assembleia realizada no dia 28 de junho, já aprovou indicativo de greve.

Após o debate, ficou definido que os sindicatos da base da FETRAB levarão para as assembleias a proposta de indicativo de greve geral do funcionalismo baiano. As discussões acontecerão durante todo o mês até o dia 20 de julho. O Fórum das ADs convocou as entidades a somarem forças em uma paralisação estadual, também no dia 20 de julho, com as pautas específicas das categorias, respeito aos direitos trabalhistas e contra a destruição do serviço público. O encaminhamento foi aprovado pelos presentes.

A assembleia da Adusb para avaliar os indicativos ocorrerá no dia 8 de julho, às 14h, no campus de Vitória da Conquista.

Os sindicatos que compõem a FETRAB participarão do Cortejo 2 de Julho em Salvador, com concentração no Largo da Soledade. O Fórum das ADs também fará parte desse momento de denúncia e luta no Bloco do Espaço Unidade de Ação – conjunto de entidades e movimentos sociais antigovernistas que resistem contra a política de ajuste fiscal – que terá concentração no mesmo local.

A Adusb avalia que a FETRAB, é um espaço estratégico para a construção da greve geral na Bahia. Todavia, os sindicatos precisam pautar em suas plenárias para fazer a luta avançar. A Adusb e o Fórum das ADs continuarão construindo o fortalecimento da unidade dos trabalhadores.