A crise política no Brasil foi discutida no Ciclo de Debates promovido pela Adusb
Ciclo de debates realizado no campus de Itapetinga

Com o objetivo de promover a discussão sobre conjuntura, o Grupo de Trabalho de Formação Política e Sindical da Adusb realizou nos dias 20 e 21 de junho a palestra “A Crise Política no Brasil: um debate sobre Eleições Gerais já!”. A atividade aconteceu nos três campi da UESB com os palestrantes Milton Pinheiro (Unidade Classista) e Paulo Barela (PSTU), e contou com boa participação do público.

Na perspectiva de Milton Pinheiro, o afastamento de Dilma Rousseff não pode ser considerado golpe, mas um conjunto de manobras institucionais dentro da ordem, tais como foram a ampliação do mandato de Sarney e o impedimento de Collor. Pinheiro afirma que o “Fora Temer” é forte no sentido de construir a unidade de ação da classe trabalhadora. Já o “Fora Todos” é compreendido como tática que despolitiza. Defende ainda a greve geral e a realização de um encontro para organizar os trabalhadores. Contudo, se posicionou contra as “Eleições Gerais já”, pois o aparato legislativo e institucional será o mesmo de hoje e a correlação de forças desse momento tenderia a favorecer setores conservadores.

Para Barela, o Governo do PT foi fiel ao seu pacto com a burguesia previsto na Carta dos Brasileiros em 2002. O crescimento das manifestações populares ao longo dos anos demonstra a impopularidade do governo e a falta de capacidade, não de disposição, para gerenciar o ajuste fiscal conforme a necessidade do capital. Além disso, o governo petista perdeu as condições para continuar apassivando a classe trabalhadora, mesmo tendo em suas mãos entidades como a CUT, UNE e CTB. Barela também não entende a queda de Dilma Rousseff como golpe. Conforme o palestrante, os trabalhadores não se sentem golpeados, mas também não querem que Temer continue com o projeto iniciado por sua antecessora. Portanto, a proposta seria “Fora todos eles” para realização de novas eleições com outras regras.

Em respeito às deliberações da assembleia realizada no dia 31 de maio, a diretoria da Adusb promoveu os debates nos três campi para subsidiar as discussões sobre a conjuntura nacional. No dia 27 de junho, a avaliação do “governo Temer” e das “Eleições Gerais” será pautada em assembleia no campus de Itapetinga. Interessados em participar dos campi de Jequié e Vitória da Conquista devem entrar em contato com a secretaria da Adusb do seu campus até o dia 27 de junho às 9h.