Fórum das ADs propõe assembleias para avaliar o indicativo de greve geral dos servidores
Foto: Ascom Adufs-ba

Por Adufs-ba

Empenhado na construção da luta conjunta em defesa do serviço público e dos trabalhadores, o Fórum das ADs indicará à plenária da Federação dos trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), a ser realizada nesta terça (7), uma semana de assembleias das diversas categorias, entre 13 e 17 de junho, para avaliar o indicativo de greve geral do funcionalismo público baiano. A mobilização é uma resposta aos graves ataques dos governos federal e estadual. A reunião do Fórum ocorreu na última sexta (3).

Ainda conforme a decisão do Fórum será remetida para apreciação dos servidores, também na terça (7), a realização de nova plenária no período entre 20 e 22 deste mês. Desta vez, para que as entidades que aprovarem o indicativo de greve avaliem a deflagração do movimento paredista de todo o funcionalismo já para o início do mês de julho.

A proposta de unificação da luta tem como pauta a rejeição ao Projeto de Lei 257, que tramita na Câmara dos Deputados; à reforma da Previdência Social prevista na Agenda Brasil apresentada em 2015 no Congresso Nacional e presente também no plano “Ponte para o Futuro”, de Michel Temer; além de exigir, no âmbito do Estado da Bahia, o pagamento do reajuste linear. A plenária da Fetrab será realizada às 14h, na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb), situada à Rua Carlos Gomes, 95, bairro Dois de Julho, em Salvador.

Para o Movimento Docente (MD) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), frente à crise econômica, o governo federal, assim como Rui Costa, que segue a mesma cartilha, têm investido cada vez mais contra os trabalhadores. Além das ofensivas aos direitos previstos por lei, aumentou a terceirização do trabalho, propôs a lei antiterrorismo para reprimir e criminalizar os movimentos sociais, apresentou uma proposta de ajuste no orçamento que leva a demissões e ao congelamento de salários do funcionalismo, entre outros ataques.

O MD das Ueba resistirá fortemente aos desmandos do governo baiano, fortalecendo ainda mais a luta no âmbito da categoria e envidando esforços para construção da pauta unificada com o conjunto dos servidores público da Bahia. Na Uefs, o papel do movimento docente frente à conjuntura política será discutido na próxima quarta-feira (8), às 9h, no Auditório 3, Módulo IV. Na ocasião, a categoria também deve definir alguns encaminhamentos.

Insalubridade

A reunião do Fórum das ADs, na última sexta (3), ainda referendou o encaminhamento do GT Insalubridade da Adufs de enviar um documento à presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) solicitando uma audiência pública com a desembargadora Maria do Socorro Barreto, para que esclareça o posicionamento do Judiciário baiano sobre a morosidade no julgamento dos processos de Insalubridade. Também será questionado o porquê da impunidade do governo estadual, que não cumpre as decisões do Judiciário. Leia sobre a situação do Mandado de Segurança impetrado pela assessoria jurídica da Adufs. (Leia)

O Fórum ainda aprovou a elaboração de uma moção de repúdio aos reitores pela omissão aos ataques do governo Rui Costa às Ueba. (Leia). A próxima reunião do Fórum será no dia 28 de junho, na Uesc, em Ilhéus.