Audiência Pública em Jequié debate crise orçamentária da UESB
Mobilização do campus de Jequié em dezembro de 2015.

Acontecerá na quinta-feira (2) às 17h uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Jequié para discutir os problemas vividos pela UESB. A atividade é construída coletivamente pela Adusb, Departamento de Saúde I, Afus e estudantes e tem como objetivo denunciar a política de contingenciamento do governo Rui Costa, a subserviência da Reitoria, bem como mostrar para a sociedade a importância da Universidade para o desenvolvimento regional. A luta é pela sobrevivência da UESB.

Nos últimos três anos, a UESB deixou de receber mais de R$ 18 milhões para as verbas de manutenção, investimento e custeio, considerando a inflação do período. Vale lembrar que desde aquele momento, os recursos já não eram suficientes para atender às demandas de funcionamento da Instituição.

No campus de Jequié, o contingenciamento é refletido especialmente nos cursos da área de saúde que necessitam de maior infraestrutura para a garantia de funcionamento. Faltam materiais para aulas práticas, estágios e laboratórios, inclusive equipamentos de proteção individual. A UESB cumpre um importante papel na prestação de serviços à comunidade jequieense. De acordo com nota do Departamento de Saúde I e estudantes, “parte dessa população só conta com a atenção prestada pelos cursos de Fisioterapia, Odontologia e Educação Física da UESB, mas, infelizmente, frequentemente temos que interromper nossos atendimentos nas Clínicas de Fisioterapia e de Odontologia, ou as atividades práticas na comunidade por falta de material”.

Não deixaremos que a UESB, um patrimônio do povo baiano, seja destruída pela política de sucateamento da educação pública do governo Rui Costa, nem pela omissão da Reitoria da Universidade. Participe! Juntos somos fortes.