Mais uma face da crise orçamentária: UESB fica sem combustível e xerox
Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

O mês de maio começou com mais problemas para o desenvolvimento das atividades da UESB. O abastecimento de veículos da Universidade foi suspenso pela falta de pagamento, bem como a utilização do serviço de xerox. Atividades essenciais para o funcionamento da Instituição ficaram comprometidas, como o transporte entre os campi e impressão de provas. A situação é mais uma face da política de sucateamento das Universidades Estaduais da Bahia promovida pelo governo Rui Costa.

A reunião da Comissão Estatuinte, responsável por organizar os trabalhos para a elaboração do novo estatuto da UESB, do dia 4 de maio foi cancelada porque a Universidade não tinha crédito para abastecer os veículos. De acordo com o comunicado do Gerente Administrativo, Esdras do Nascimento, “por conta do retardamento da empresa TRIVALE em aceite à renovação do contrato de fornecimento de combustíveis, a Universidade teve interrompido o abastecimento dos veículos de sua frota”.

No dia 9 de maio, a empresa Terra Franca, responsável pela reprografia também suspendeu seus serviços à Instituição por falta de pagamento. O problema é antigo, já que 2015 foi iniciado com um débito de mais de R$ 11 mil, segundo tabela da Assessoria de Planejamento da UESB. A empresa retomou os serviços no dia 12 de maio, após o pagamento de parte da dívida.

O Coordenador do Colegiado de Engenharia Florestal, Dalton Longue, acredita que “o impacto maior de quando a xerox não funciona [...] é que as pessoas que dependem de copiar trabalhos ou documentos pedem ao colegiado para fazer a impressão. Como nós não temos tinta de impressora suficiente, muitas vezes para a própria rotina do setor, a gente acaba gastando”.

Além dos citados, outros problemas ocorrem na Universidade por falta de recursos. Faltam materiais para os laboratórios, professores, técnicos, salas de aula, atividades de pesquisa e extensão estão comprometidas. De 2013 a 2016, a UESB deveria ter recebido R$ 18,1 milhões a mais nas verbas de manutenção, investimento e custeio, considerando a inflação do período. A reitoria da universidade segue implementando a política de contingenciamento do Governo, atuando como gerente da crise. A comunidade universitária não pode aceitar esses ataques!

A Adusb convida professores, estudantes e técnicos a participar de uma plenária no dia 17 de maio às 17h, no auditório II do Módulo de Medicina da Uesb campus Vitória da Conquista, para discutir os problemas da Universidade e planejar ações conjuntas de enfrentamento. Juntos somos fortes!