Eleição para diretoria do Andes acontece nos dias 10 e 11 de maio

Durante os dias 10 e 11 de maio ocorrerá eleição para a nova direção do Andes-SN (sindicato que representa os docentes do Ensino Superior de todo Brasil) para o biênio 2016-2018. A votação será realizada nas seções sindicais e todos os filiados podem participar. A chapa única, “Unidade na Luta,” aponta a importância do Andes-SN na luta pela manutenção das Universidades Públicas.  Docentes da Uesb, filiadas e filiados à Adusb, poderão votar nas secretarias do sindicato. Confira os horários.

Dia 10 de Maio

Dia 11 de Maio

8:30 a 11:30

8:30 a 11:30

14:00 a 17:30

14:00 a 17:30

19:00 a 21:00

 

Eleição

O Andes-SN é um sindicato de base, portanto, seus posicionamentos são aprovados de forma direta por todos os sindicalizados em espaços de deliberação (Congresso Nacional do Andes e CONAD). Essa lógica repete-se em toda estrutura do sindicato. As seções sindicais, como a Adusb, organizam as eleições de forma a garantir a votação direta dos filiados para escolha da direção nacional.

A diretoria é composta por 83 membros divididos entre as 12 regionais do sindicato e será empossada no 61º Conad que ocorrerá entre os dias 30 de junho e 03 de julho em Boa Vista, Rondônia.  A elaboração das diretrizes do processo eleitoral ocorreu no 35º Congresso Nacional do Andes-SN, em janeiro de 2016. São eleitores todos os professores sindicalizados até 12 de fevereiro deste ano e que estejam com suas contribuições em dia até 07 de março.

Chapa Unidade na luta

A chapa “Unidade na luta” tem como candidata à presidência a professora Eblin Farage da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os professores da Uesb, Alexandre Galvão e Sérgio Barroso, também compõem a chapa como secretário-geral e 1º tesoureiro da Regional Nordeste III, respectivamente. Conheça as propostas da chapa.

Para Alexandre, a chapa visa manter o espírito combativo do Andes-SN. “A Unidade na Luta tem por objetivo defender o projeto do Andes-SN frente aos desafios da conjuntura”, afirmou Galvão. “Esses desafios são os profundos ataques contra a classe trabalhadora como um todo na perspectiva de ataques aos direitos, ataques do ponto de vista econômico e da intensa precarização do trabalho. É uma chapa que vai lutar contra a mercantilização da educação e que pretende reafirmar os laços com todos os movimentos sociais em luta na sociedade”, conclui.

A Adusb - enquanto seção sindical do ANDES-SN - convoca todos filiados a participarem das eleições nos dias 10 e 11 de maio. Ressalta ainda a importância de fortalecer o sindicato que se mantém combativo frente aos ataques promovidos contra a classe trabalhadora, o ensino e o serviço público.