Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública se reúne em Conquista no dia 7 de maio
Etapa preparatória do II ENE/ Foto: Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública (Bahia)

O Comitê Baiano em Defesa da Educação Pública se reunirá no dia 7 de maio, em Vitória da Conquista às 9h no auditório I do Módulo de Medicina, para avaliar a etapa preparatória do II Encontro Nacional de Educação (ENE). Também será discutida a mobilização do Estado para o II ENE. Interessados em participar dos três campi da UESB devem entrar em contato com a Adusb e confirmar presença até o dia 5 de maio às 17h.

O Comitê foi criado na Bahia, em abril de 2015, por sindicatos e movimentos sociais que discordam da política aplicada pelo governo de mercantilização e sucateamento da educação. Uma das reivindicações centrais é a destinação imediata de 10% do Produto Interno Bruto do país para a educação pública.

O Encontro Nacional de Educação foi pensado como forma de se contrapor às propostas do Plano Nacional de Educação (PNE) do governo, que não representa os interesses da classe trabalhadora. Eixos temáticos de discussão como financiamento, trabalho e formação dos trabalhadores da educação, acesso e permanência fazem parte da programação. O II ENE terá como tema “Por um projeto classista e democrático da Educação” e acontecerá de 16 a 18 de junho em Brasília.

Saiba mais sobre o ENE.