Fórum das ADs discute conjuntura política e indica fortalecimento das mobilizações

O Fórum das ADs esteve reunido no dia 18 de abril em Vitória da Conquista para avaliar a conjuntura política do país e seus reflexos na classe trabalhadora, além de discutir a situação nas Universidades Estaduais da Bahia (UEBA). Como encaminhamentos foram aprovados ato público conjunto com a Fetrab, campanha contra o projeto de lei 257/16 e convocação do Fórum das 12 para debate da crise orçamentária das UEBA.

Na avaliação do Fórum das ADs, a crise no Brasil é o resultado de um duro enfrentamento entre blocos políticos que disputam o poder, sem desconsiderar outras variáveis que incluem o cenário internacional e própria dinâmica do sistema capitalista.  Apesar do acirramento da disputa, os dois blocos continuam operando o ajuste fiscal e a retirada de direitos trabalhistas. Prova disso é a concordância de diversos governadores, vinculados a distintas legendas partidárias, com o “pacto” proposto pelo governo federal para “recuperar” as contas públicas à custa dos servidores públicos. O projeto de lei 257/16 já está em tramitação e se aprovado congelará salários, acabará com gratificações, suspenderá promoções e progressões, criará um programa de demissão voluntária e impedirá concursos.

Portanto, a alternativa dos trabalhadores é a luta. O governo Rui Costa também está imerso nesse cenário, manterá sua postura de sangrar o funcionalismo e as Universidades Estaduais. A unidade com as demais categorias do serviço público, bem como entre a comunidade universitária, é essencial para pressionar o governo a abrir as negociações e avançar.

Nesta perspectiva, o Fórum das ADs indica a construção de um ato público com paralisação em maio e data a ser definida com outras categorias. Uma campanha de outdoor e rádio sobre o projeto 257/16 está sendo elaborada para denunciar os ataques contra os trabalhadores. O Fórum das 12, que congrega representações dos docentes, estudantes e técnicos, será convocado em busca da construção de ações conjuntas em defesa das Universidades Estaduais.