Estudantes de Jornalismo fazem ato na Reitoria e reivindicam suspensão de demissões
Foto: Adriana Camargo

Na manhã de hoje (23), estudantes do Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, realizaram ato na Reitoria da Uesb. Eles reivindicam a suspensão imediata das demissões dos trabalhadores em regime de prestação de serviço (PST) e um pronunciamento oficial da Reitoria contra os ataques do Governo Rui Costa (PT).  O Reitor se recusou a prestar esclarecimentos aos discentes.

Além das dificuldades financeiras e da não recontratação de professores substitutos, a insatisfação dos discentes se intensificou após o recebimento de nova ordem de demissão de prestadores de serviço que atuam no Laboratório de Telejornalismo. Há cerca de um mês, um funcionário do mesmo laboratório foi demitido. Os alunos afirmam que as atividades ficarão inviabilizadas.  

O ato, que percorreu o campus e culminou no protesto, foi deliberado por unanimidade em Assembleia Geral de curso. Os alunos protocolaram ofício com suas reinvindicações e solicitaram a presença do Reitor no ato para prestar esclarecimentos. O Reitor recusou o pedido do movimento e disse que atenderia apenas uma comissão.

Em nota, o Centro Acadêmico (CA) Gregório de Matos criticou a politica de sucateamento adotada pelo Governo da Bahia e a conivência da Reitoria. Eles apontam como os cortes têm afetado o corpo estudantil através de “atrasos em bolsas de monitoria e insuficiência nos auxílios de assistência e permanência estudantil”. Ainda questionam a política de estágio adotada na universidade que funciona como “tapa-buracos” e ‘aproveitam da necessidade financeira’ dos discentes. Eles defendem a recontratação de professores substitutos que são tratados com “desprezo, má vontade e a desvalorização [por parte] do Governo do Estado”. Atualmente, uma professora substituta que atua na área ainda não teve seu contrato renovado. O contrato venceu no final de 2015. A Adusb apoia a mobilização dos estudantes de Jornalismo e é contrária a política de precarização adotada pelo Governo da Bahia.

Leia na íntegra a nota.