A luta feminista e a organização das mulheres trabalhadoras é tema da II etapa do curso de formação sindical

No dia 15 de março, a Adusb promoverá a II etapa de seu I Curso de Formação Política e Sindical. A atividade terá como tema “A luta feminista e a organização das mulheres trabalhadoras” e contará com a participação do Movimento Mulheres em Luta (MML), do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CAM), e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). O evento ocorrerá às 19h no Auditório II do Módulo Luizão, na UESB campus de Vitória da Conquista.

Visando debater como o movimento feminista interfere na organização das mulheres trabalhadoras, o Grupo de Trabalho de Política de Classe, Etnicoraciais, Gênero e Diversidade Sexual e o Grupo de Trabalho Formação e Política Sindical promove a atividade para celebrar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A data foi instituída na década de 70 do século XX para marcar as lutas das mulheres trabalhadoras ao redor do mundo.

As palestrantes atuam na organização das mulheres em diferentes áreas de trabalho.  Carolina Lopes é secretária política da Coordenação Nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e professora em São Paulo. O CAM defende a libertação das mulheres por meio da superação do capitalismo. Mara Almeida compõe o MPA desde 2003, é membro da Direção Estadual e articuladora política na região. O Movimento dos Pequenos Agricultores busca o resgate das identidades e cultura camponesa, bem como a produção de alimentos saudáveis. Janaína dos Reis é ex-diretora do sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos e faz parte da Executiva nacional do MML, setorial de mulheres da CSP-Conlutas, que também entende o feminismo sob o recorte de classe.

Transporte

Professores e professoras dos campi de Jequié e Itapetinga que desejarem participar da atividade devem entrar em contato com as secretarias da Adusb até o dia 14 de março às 16h.