Adusb coloca em debate o ajuste fiscal e a privatização da educação
Charge: Latuff

O Grupo de Trabalho Política de Formação Sindical (GTPFS) da Adusb elaborou uma agenda de atividades para 2016. Como primeiro momento do calendário, o grupo promoverá uma palestra com o professor do Instituto de Economia da Unicamp, Plínio de Arruda Sampaio Jr, no dia 25 de fevereiro, em Vitória da Conquista.

O evento terá como tema “A reversão neocolonial e o papel das Universidades” e articulará ajuste fiscal, papel do Estado, privatização da educação e da pesquisa científica. Plínio é um dos grandes críticos brasileiros do capitalismo, com vasta publicação na área, como o livro “Entre a Nação e a Barbárie: os dilemas do capitalismo dependente”. É membro do corpo editorial dos periódicos Novos Temas, Margem Esquerda e Crítica Marxista. Contribuiu ainda com o Jornal Brasil de Fato e Correio da Cidadania. 

GTPFS e conjuntura

Para o membro do GTPFS, Marcos Tavares, a conjuntura é adversa, novos ataques aos professores e professoras das Universidades Estaduais da Bahia devem ser feitos em 2016. “No nosso caso especificamente, o governo do Estado, Rui Costa (PT), não hesita em atacar as universidades e os docentes, inclusive desrespeitosamente retirou direitos dos docentes ao revogar, de forma arbitrária, dois artigos do Estatuto do Magistério Superior. Assim, as ações de formação para militância associada a outras de ação direta contribuem para o fortalecimento da luta”.

O docente defende a realização de palestras, cursos de formação política e sindical como uma “boa oportunidade para trocas de experiências, para debater e aprofundar as análises de conjuntura, como também para elaborar estratégias de ações diretas em defesa dos trabalhadores, da educação e da universidade pública. Afinal, precisamos conhecer bem a realidade que queremos transformar".