Professores fecham os portões da Uesb e iniciam semana de paralisação
Portões fechados em Jequié

Nesta segunda-feira (7), professores(as) da Uesb fecharam os portões da Universidade nos três campi, dando início a semana de paralisação da categoria. Os(As) docentes estiveram mobilizados(as) desde o início do dia, realizaram café da manhã e panfletagem para denunciar os ataques do Governo Rui Costa (PT) aos direitos trabalhistas. A paralisação continua até a sexta-feira (11).

Portões trancados em Vitória da Conquista

No dia 27 de novembro, Rui Costa encaminhou um conjunto de projetos (o “pacote de maldades”) que atacam os(as) trabalhadores(as) do serviço público e as Universidades Estaduais. Entre as medidas estão a extinção da licença sabática e mudanças para concessão de licença prêmio, férias e estabilidade econômica, direitos consolidados há anos. O pacote ainda cria um Programa Estadual de Permanência Estudantil que restringe o acesso dos(as) estudantes aos auxílios universitários. Os(As) professores(as) também protestaram contra o corte arbitrário do adicional de insalubridade.

Saiba mais sobre os motivos da paralisação.

Atividades de mobilização

Na quarta-feira (9), o Fórum das ADs e demais categorias do serviço público da Bahia realizarão um grande Ato Público na Assembleia Legislativa. Está prevista para a data a votação do “pacote de maldades”.

Confira a agenda de mobilização prevista para a semana:

JEQUIÉ

8 de dezembro às 16h - Passeata, aula pública e panfletagem no Museu da cidade

10 de dezembro às 16h - "Reflexões sobre a semana de mobilização” com debate, voz e violão em frente à sede da Adusb

11 de dezembro às 8h - "Doe sangue pela educação pública” no Hemoba Jequié

ITAPETINGA

11 de dezembro às 19h – Cine Adusb (local a definir)

A Adusb convida toda comunidade universitária a participar das atividades de mobilização e lutar contra o desmonte do serviço público.