Servidores pagarão a conta das novas mudanças aprovadas para o Planserv
Foto: A Tarde

Além dos ataques à previdência, agora os servidores públicos da Bahia sentirão no bolso as novas regras do Planserv (plano de saúde do funcionalismo). No dia 20 de outubro, a Assembleia Legislativa aprovou por ampla maioria modificações que alteram a contribuição dos trabalhadores. Segundo reportagem do Correio da Bahia, algumas famílias terão mensalidades triplicadas após a promulgação da lei.

Mesmo tendo parcelado o reajuste linear por três anos consecutivos e anunciado publicamente a indisposição política em recompor a inflação em 2016, o governo alterou as regras do Planserv e fará com que 32% dos beneficiários sofram reajuste de 10%. Os trabalhadores com maiores vencimentos serão afetados com reajustes que podem chegar a quase 80%. Os cônjuges passarão a contribuir com 50% da mensalidade do titular, agregados e dependentes também custarão mais caro.

A aprovação do projeto de lei 21.501 só trará benefícios ao governo, pois prevê a redução da contribuição do Estado ao Planserv de 5% para 4% sobre a folha de pagamento. Em justificativa de emenda ao referido PL, os deputados da oposição afirmaram que “tal mudança, indubitavelmente, desfalcará o plano em quase R$ 75 milhões”. A nova lei será publicada no Diário Oficial em até 14 dias.

A Adusb repudia a atitude do governo Rui Costa e reafirma o seu posicionamento de combate à retirada de direitos. A classe trabalhadora não pagará a conta da crise!

Fonte: Adusb com informações do A Tarde e Correio da Bahia